Quinta, 06 Agosto 2020 10:16

Docente do Campus Guarulhos é convidada a compor a Coordenação da Área de Ciências Humanas e Sociais II da Fapesp

Mirhiane Mendes de Abreu atuará como membro da área que abrange as pesquisas em Letras, Linguística, Comunicação, Artes, dentre outras

Por Paula Garcia

Mirhiane portal

No dia 28 de julho, a professora Mirhiane Mendes de Abreu, do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos, passou a compor a Coordenação de área de Ciências Humanas e Sociais II da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), principal agência de fomento à pesquisa do Estado. O convite foi formulado pelo Diretor Científico da Fapesp, e também docente da Unifesp, Luiz Eugênio Mello, com base nas sugestões feitas pela Coordenação de Área anterior.

“Eu me sinto muito grata e honrada com o convite e estimulada diante da possibilidade de conhecer mais amplamente a área, interagindo com várias formas e metodologias de pesquisa, desde a Iniciação Científica até projetos temáticos de grande porte produzidos nas humanidades. É interessante também conhecer o funcionamento e as normas da Fapesp, que são muito claras e positivas, tais como os princípios de imparcialidade e neutralidade, em função dos quais eu estou impedida de acompanhar qualquer solicitação do nosso campus. Isso é muito bom, pois garante a lisura dos processos, e é necessário que todos nós estejamos cientes dessas normas”, afirma Abreu.

A indicação também expressa um reconhecimento de mérito acadêmico e do bom rumo das pesquisas efetuadas na EFLCH/Unifesp. “O nosso campus possui uma vocação interdisciplinar, característica em sintonia com as preocupações da Fapesp, que estimula pesquisas colaborativas, capazes de ampliar as fronteiras do conhecimento”, conclui a docente.

Formação e atuação

Abreu é professora de Literatura Brasileira da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Graduada em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é mestre e doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também realizou o pós-doutorado, sempre com bolsa Fapesp. Realizou estágios de investigação em Paris 3 (Sorbonne Nouvelle) e na Universidade Nova de Lisboa, ambos com o apoio da Fapesp. Participou do projeto colaborativo CAPES-COFECUB “Artífices da correspondência” (2013-2016), liderado pela Profª. Drª. Claudia Poncioni, da Université Sorbonne Nouvelle, e pelo Prof. Dr. Marcos Antônio de Moraes, do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). É colaboradora externa do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Universidade Nova de Lisboa (IELT/UNL), como integrante do projeto "Modernismo - Arquivo Virtual da Geração Orpheu", coordenado pelo Prof. Fernando Martins, e pesquisadora colaboradora do IEB/USP. É autora do livro Ao pé da página: a dupla narrativa em José de Alencar (Mercado de Letras; Fapesp, 2011) e de diversos artigos divulgados em publicações acadêmicas e livros nacionais e estrangeiros.

Lido 3027 vezes Última modificação em Quarta, 02 Setembro 2020 13:33