Segunda, 01 Março 2021 16:43

DGA/Unifesp inicia campanha para conscientização para o uso consciente de água

Edição atual da campanha, que ocorre durante a pandemia de covid-19, terá como foco o consumo de água nas residências

agua site

Para dar destaque ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o Departamento de Gestão e Segurança Ambiental (DGA/Unifesp) inicia a sua campanha anual para o uso consciente de água. Iniciada com o objetivo de incentivar ações que promovam redução do consumo de água nas dependências da universidade, a campanha deste ano se adapta à situação de afastamento social devido à pandemia de covid-19.

Desde março de 2020, a Unifesp, a partir de recomendações de seu Comitê Permanente de Enfrentamento ao Coronavírus, adaptou as rotinas de trabalho e estudo, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar o contágio devido a aglomeração de pessoas. Estas atividades estão, portanto, sendo realizadas remotamente pelos alunos e servidores dos campi e reitoria.

"A suspensão das atividades presenciais trouxe uma mudança de ambiente que alterou também o tempo de permanência nas residências e, consequentemente, o consumo de água. Além disso, as medidas de higienização fazem com que utilizemos mais água que o normal, causando um impacto não só no uso dos recursos naturais, mas, também, em nossos bolsos", explica a Chefe da Seção de Sustentabilidade do DGA/Unifesp, Fernanda Justi.

A campanha lança, portanto, orientações para o consumo consciente nas casas das populações das comunidades da Unifesp e externa. Confira algumas dicas práticas:

A pandemia reforçou a necessidade de higienização das mãos, mas você sabe o modo de fazê-lo evitando o desperdício de água?

Basta fechar a torneira enquanto ensaboa, esfregando as palmas, os dedos, as unhas e o dorso das mãos. Terminada essa fase, é só abrir novamente a torneira para enxaguar rapidamente as mãos. O sabão é o agente responsável pela eliminação ou inativação do vírus.

Na cozinha

Limpe bem os restos de comida dos pratos, panelas e potes antes de lavá-los
Enquanto ensaboa a louça, deixe a torneira fechada
Só utilize a máquina de lavar louça quando estiver totalmente preenchida

No banheiro

Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes
Não tome banhos demorados
Não use o vaso sanitário como lixeira
Não utilize a descarga à toa. Acionar a válvula de descarga por 6 segundos, consome de 6 a 10 litros de água

Na lavanderia

No tanque, feche a torneira enquanto esfrega e ensaboa a roupa
Só utilize a máquina de lavar roupa quando ela estiver totalmente ocupada

Na área externa da casa

Não lave o carro com mangueira. Use balde e pano
Ao invés de lavar a calçada, use a vassoura. Em apenas 15 minutos, essa ação pode economizar 280 litros de água
Regue as plantas cedo ou pela noite, para evitar o desperdício causado pela evaporação.

Links relacionados:

Confira a lista completa de Boas práticas economia de água e as Dicas de Economia da Sabesp.

Água: sabendo usar não vai faltar!

Lido 3884 vezes Última modificação em Quinta, 25 Março 2021 13:39