Sexta, 30 Julho 2021 18:08

Unifesp e Inep firmam parceria para planejamento das salas do Enem 2021

Aplicativo Sala Planejada, desenvolvido pela Unifesp, UEM e IFSP, será utilizado para posicionar as carteiras, visando evitar a propagação da covid-19

Por José Luiz Guerra

Com base nas informações passadas pelo usuário, o sistema disponibiliza a distância mínima ideal entre as cadeiras dentro das salas de aula

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) firmaram parceria para planejar os layouts das salas de aulas que serão utilizadas na edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. Para tal finalidade, será utilizado o aplicativo Sala Planejada. A edição de 2021 do Enem registrou mais de três milhões de inscritos que precisarão ser acomodados em salas de aulas, respeitando o distanciamento social.

Desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a ferramenta on-line e gratuita permite ao usuário posicionar as carteiras, visando evitar a propagação da covid-19.

O aplicativo computacional gratuito funciona da seguinte forma: os responsáveis preenchem os campos com as dimensões da sala e da cadeira, a quantidade de cadeiras desejadas, bem como a distância necessária entre elas. Com base nesses parâmetros, o programa gera, de forma imediata, sugestões de layouts para o local, auxiliando os gestores com essa questão.

500 mil layouts gerados

Em pouco mais de um ano, o Sala Planejada atingiu a marca de 500 mil layous gerados, marca que surpreendeu os criadores do projeto, como relata o coordenador científico Luis Felipe Bueno. "Para nós foi uma satisfação muito grande poder contribuir com um aspecto social tão importante e que impacta tanta gente. Além disto, o sucesso do projeto ilustra o quão valioso é estar num ambiente interdisciplinar, de forma que fosse natural compor uma equipe multidisciplinar envolvendo pessoas da Matemática, da Computação, das Engenharias e da Educação para desenvolvimento da ferramenta. Foi um prazer ver avanços da ciência básica complementando aspectos da pesquisa aplicada, de forma a oferecer um recurso para melhor tomada de decisão para usuários fora da comunidade acadêmica".

O aplicativo Sala Planejada está disponível neste link.

Lido 3691 vezes Última modificação em Sexta, 03 Setembro 2021 09:58