Quinta, 14 Outubro 2021 10:51

Grupo de trabalho elaborará Política Estratégica Institucional da Pós-Graduação da Unifesp

Responsáveis pretendem apresentar, até o fim do ano, documento geral que norteará os programas de pós-graduação da universidade

Por Juliana Cristina

O Grupo de Trabalho instituído pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq/ Unifesp) reúne-se semanalmente a fim de debater, construir e determinar diretrizes e ações estruturantes que, através do documento de Política Estratégica Institucional, conduzam os programas de pós-graduação (PPGs) da Unifesp em direção à excelência acadêmica. Os responsáveis pretendem apresentar o documento geral até o final deste ano e elaborar o Plano Estratégico Institucional específico da pós-graduação no início de 2022.

Débora Hipólide, coordenadora do GT e da Pós-Graduação da ProPGPq, explica que, até o momento, os membros do grupo estão definindo as bases para elaboração do documento, discutindo quais são os pressupostos que orientam a Política Estratégica Institucional de Pós-Graduação, bem como as diretrizes, ações estruturantes e a implementação das ações.

O Grupo de Trabalho é formado por representantes da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Campus São Paulo); Escola Paulista de Medicina (EPM/Campus São Paulo); Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Campus Diadema); Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Campus Guarulhos); Instituto de Saúde e Sociedade (ISS/Campus Baixada Santista); Instituto do Mar (IMar/Campus Baixada Santista); Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Campus São José dos Campos); e Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen/Campus Osasco).

Ricardo Bertolla, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, avalia: “é uma ação que forma o alicerce das ações de pós-graduação na Unifesp, pois permite o alinhamento de nossas atividades de PG com o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG), com o Plano Nacional de Educação e o Plano Nacional de Pós-graduação (PNE e PNPG) e com o PDI. Ainda, permite pensar criticamente sobre nossa atual dinâmica de PG, e de como poderemos agir para formarmos melhor nossos(as) mestres e doutores(as) no futuro. O ponto principal é garantir a atividade formativa como ação precípua de nossos PPGs”.

A ação está alinhada ao Plano de Trabalho da ProPGPq, ao Projeto de Governança da Reitoria eleita e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2025), especificamente, ao grande tema Universidade Inovadora e Convergente, o qual pode ser acessado aqui.

Lido 1661 vezes Última modificação em Sexta, 25 Fevereiro 2022 14:37