Quarta, 10 Novembro 2021 15:27

Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Unifesp comemora 30 anos de história

Programa celebra sua relevância para a área de Nutrição no Brasil e apresenta novas perspectivas para o futuro

Por Juliana Cristina

Idealizado em 1991 por um grupo de docentes da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo e coordenado pela professora Dirce Maria Sigulem, o Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGNut) da Unifesp completa o trigésimo aniversário este ano e celebra sua relevância para a área de Nutrição no Brasil, em virtude da importância histórica na formação de pesquisadores(as) e docentes, contribuição na construção de políticas públicas para proteção e promoção da saúde, além do desenvolvimento de ações de assistência à saúde.

Criado de maneira multi e interdisciplinar, visando à articulação entre ensino, pesquisa e extensão, o PPGNut foi o primeiro Programa de Pós-graduação em Nutrição do Estado de São Paulo e o terceiro do país. Desde o princípio, seu principal objetivo é formar docentes e pesquisadores(as) na área de Nutrição e suas interfaces, contribuir para criação de núcleos de grupos de pesquisa e melhoria da qualidade do ensino no país. O programa também tem intuito de colaborar com o aprimoramento de profissionais que atuarão diretamente no mercado de trabalho, impactando na qualidade de sua participação na sociedade.

O PPGNut é visto hoje como "o berço da área de Nutrição" na Unifesp, visto que já titulou 292 mestres e 156 doutores, e seus(suas) alunos(as) egressos(as) atuam como docentes e pesquisadores(as) em instituições de ensino e pesquisa de diferentes regiões do Brasil e do mundo. Além disso, o programa apresenta relevante produção científica, contando com 289 artigos publicados entre os anos de 2017 e 2020, e múltiplas de suas pesquisas contempladas com importantes prêmios científicos nacionais e internacionais.

Atualmente o programa é coordenado por Eliane Beraldi Ribeiro, professora titular do Departamento de Fisiologia, e vice-coordenado por Elke Stedefeldt, professora adjunta do Departamento de Medicina Preventiva, ambos da EPM/Unifesp, e conta com cinco linhas de pesquisa: Bioquímica e Fisiologia da Nutrição; Ciência dos Alimentos e Saúde; Epidemiologia Nutricional, Políticas Públicas, Segurança dos Alimentos e Ambiente Alimentar; Nutrição em Especialidades Clínicas; e Saúde e Nutrição em Grupos Populacionais Específicos.

Programa de Pós Graduação em Nutrição 30anos
Evento virtual comemorou os 30 anos do PPGNut/Unifesp

“A celebração dos 30 anos de existência do programa significa um momento para refletir sobre nossa trajetória e, sobretudo, conhecer e reconhecer sua importância para a área de Nutrição no Brasil. Também é um importante momento para homenagear todos os orientadores e egressos que fazem parte desta história”, comenta Vanessa Dias Capriles, orientadora no PPGNut e docente do curso de graduação em Nutrição do Instituto Saúde e Sociedade (ISS/Unifesp) - Campus Baixada Santista.

Anna Rafaela Cavalcante Braga, orientadora no PPGNut e docente do curso de Engenharia Química do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema, completa: “a partir dos eventos históricos que foram base e ainda permeiam as ações do PPGNut, discutir as perspectivas futuras da pesquisa na área de Nutrição buscando romper a fronteira do conhecimento com ética, de maneira humanizada e que fomente a diversidade em todas as suas faces. Abraçando as áreas relatas e estimulando a interdisciplinaridade”.

A celebração também incentivou para que um grupo de docentes e estudantes propusesse dois novos projetos de extensão, coordenados por Vanessa Capriles e Anna Rafaela Braga, o Nutrição Cons[ciência]: Projeto de divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e do curso de graduação em Nutrição da Unifesp e o Nutrição Cons[ciência]: Reflexões sobre trajetórias acadêmicas e a representatividade étnico-racial e de gênero na pós-graduação. O primeiro, previsto para ser iniciado em 2022, pretende incentivar e promover a divulgação da Nutrição para a comunidade acadêmica, profissionais das áreas Agrárias e da Saúde e sociedade em geral, por meio de eventos de divulgação científica, transmitidos quinzenalmente. O segundo, previsto para começar ainda este ano, objetiva realizar ações de divulgação de trajetórias acadêmicas e de representatividade étnico-racial e de gênero na pós-graduação, corroborando com as ações afirmativas institucionais.

Para comemorar a data, a comissão coordenada pelas docentes organizou, ainda, o Simpósio 30 anos de PPGNut: Conectando passado, presente e futuro, evento no qual foi abordada desde a fundação do programa, até suas linhas de pesquisa, metas e perspectivas para o futuro, além de terem sido apresentados conteúdos relevantes de Nutrição e levantados debates sobre trajetórias e perspectivas em relação à pesquisa e ensino junto à orientadores, pesquisadores egressos e estudantes da área. Eliane Beraldi Ribeiro ressalta que o evento também foi um momento importante de integração entre docentes, discentes e egressos(as). “Não podemos esquecer o passado, pois nos ajuda a entender o presente e projetar o futuro. É uma honra poder compartilhar este evento que reafirma o nosso compromisso com a ciência da Nutrição”, completa Elke Stedefeldt.

Para assistir ao conteúdo na íntegra, acesse Histórico, organização e linhas de pesquisa do PPGNut e Trajetórias e perspectivas dos egressos e estudantes do PPGNut.

Lido 2628 vezes Última modificação em Terça, 23 Novembro 2021 19:19