Quarta, 12 Janeiro 2022 13:45

Unifesp abre 50 vagas em diversos cursos para refugiados(as), apátridas e pessoas com visto humanitário

Este é o terceiro ano que a universidade disponibiliza vagas para esse público; a novidade em 2022 é a inclusão de vaga para o curso de Medicina

Por Denis Dana

PS 2022 Refugiados Portal

Até o dia 28 de janeiro, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está com inscrições abertas para refugiados(as), apátridas e pessoas com visto humanitário em vários cursos de graduação. Ao todo, estão sendo oferecidas 50 vagas, incluindo uma para o curso de Medicina, novidade no edital de 2022.

Este é o terceiro ano que a Unifesp disponibiliza vagas especialmente para esse tipo de público. Em 2021, 157 pessoas se inscreveram para 37 vagas e, em 2020, 168 inscritos/as para 37 vagas, a maioria de nacionalidade haitiana com idade entre 28 e 33 anos. Além do Haiti, os(as) 20 refugiados(as), apátridas e pessoas com visto humanitário que foram matriculados(as) nos dois anos anteriores têm como país de origem Venezuela, Síria e República Democrática do Congo. Atualmente, eles(as) realizam os cursos de Área Básica de Ingresso (ABI) Ciências Sociais, ABI Letras - Português, ABI Letras - Português/Francês, Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Química, Farmácia, Psicologia, Química Industrial, Relações Internacionais e Tecnologia em Informática em Saúde.

“A universidade tem em sua essência o poder de servir como agente transformador por meio da educação. Ao disponibilizar essas vagas especialmente para refugiados(as), apátridas e pessoas com visto humanitário, acreditamos que podemos dar a nossa parcela de contribuição para que elas tenham efetivamente uma oportunidade de recomeço e de reconstrução da vida no país que as abraçou e acolheu”, ressalta Lígia Azzalis, pró-reitora de Graduação da Unifesp.

A inscrição para a participação no processo seletivo é gratuita e todas as informações estão disponíveis no edital de seleção. Pessoas que já tiverem graduação em instituição brasileira de ensino superior, pública ou privada não poderão participar da seleção. Os(As) interessados(as) precisam ter o reconhecimento legal da sua condição pelo governo brasileiro.

A lista dos(as) refugiados(as), apátridas e pessoas com visto humanitário habilitados(as) para a etapa de provas será divulgada no site da Unifesp dia 10 de fevereiro. No dia 24 de fevereiro, os(as) habilitados(as) farão uma prova objetiva e uma redação, com o resultado final dos(as) aprovados(as) a ser divulgado em 14 de março, para posterior realização da matrícula.

Lido 4094 vezes Última modificação em Terça, 02 Abril 2024 14:05