Sexta, 18 Março 2022 15:38

Projeto Capes PrInt é tema de simpósio na Unifesp

Evento avaliou os resultados da implantação do projeto institucional de internacionalização

Por José Luiz Guerra

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (ProPGPq/Unifesp) realizou, no último dia 17/3, o Simpósio Capes PrInt Unifesp, evento que teve como objetivo avaliar os resultados da implantação do projeto institucional de internacionalização até o momento na universidade, assim como discutir estratégias futuras para o desenvolvimento do mesmo.

Realizado de forma remota, o evento foi aberto pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Lia Bittencourt, e contou com a participação dos(as) coordenadores(as) dos temas, além de docentes e servidores(as) da Unifesp. Após a apresentação, a coordenadora geral de bolsas e projetos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), Vanessa Araújo Vargas, e a assistente técnica da Capes, Thais Grandez Paim de Andrade, falaram sobre os desafios para a Unifesp na implementação da segunda etapa do programa Capes PrInt. Em seguida, o coordenador de Internacionalização da ProPGPq/Unifesp, Camilo de Lellis Santos, e a professora visitante de Relações Internacionais da Propgpq/Unifesp, Vera Salvadori, fizeram o balanço das ações institucionais implementadas nos três primeiros anos do programa e as metas para o próximo ano. Finalizadas as apresentações, ocorreu uma mesa redonda com os coordenadores dos temas vinculados ao programa.

"O evento foi importante, pois foi um momento de reunião e comunhão de pensamento, no qual as equipes das Capes e da Unifesp puderam se encontrar, configurando uma oportunidade de transferência de conhecimento e aprendizagem, pois os próprios coordenadores puderam falar como atuam para garantir um bom funcionamento do Capes PrInt em seus temas", pondera o coordenador de Internacionalização da ProPGPq/Unifesp. Santos aponta ainda que é importante estabelecer contato com a agência financiadora, no caso a Capes, visando prestar contas para a agência a para a sociedade como um todo.

Um aspecto fundamental indicado pelo coordenador é a possibilidade de se obter diretrizes sobre como avançar no programa. "Esse evento foi realizado após a avaliação intermediária do Capes PrInt, e podemos usar esse feedback para visualizar os pontos a serem melhorados e também como elemento estruturante para decisões futuras e elaboração dos próximos passos”. Outro ponto positivo, na sua opinião, foi a oportunidade dos(as) coordenadores(as) de temas, responsáveis pelo andamento do Capes PrInt na Unifesp, terem contato com o grupo gestor do programa.

Por sua vez, Vera Salvadori avalia que o simpósio foi uma oportunidade muito rica para uma maior a integração dos pesquisadores do PrInt e das demais instâncias que fazem parte do projeto com a Capes. "Essa integração é importante para que a segunda etapa do projeto, que vai até 2024, possa ser implementada, e para que obtenhamos os resultados esperados, fortalecendo a internacionalização da universidade", completou.

No encerramento do evento, Arnaldo Colombo, membro do grupo gestor do Capes PrInt na Unifesp agradeceu à Capes e parabenizou todas as equipes pela realização do evento e pelo trabalho realizado pelos(as) pesquisadores(as), mesmo diante das dificuldades impostas pelos cortes das verbas para pesquisas e da pandemia de covid-19. "Mostramos que somos resilientes, dedicados, comprometidos e fizemos uma entrega à sociedade”. Colombo apontou também que há espaço para melhorias no programa, e fez um chamamento para planejamento e integração entre todos os entes envolvidos nos eixos temáticos e trabalhar para que a internacionalização ocorra de forma mais eficiente.

Finalizando o evento, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa agradeceu a toda equipe da ProPGPq/Unifesp, Capes PrInt, gestores, pesquisadores e coordenadores pela realização do simpósio.

O evento está disponível na íntegra no canal da PROPGPq/Unifesp no Youtube.

Lido 1713 vezes Última modificação em Sexta, 25 Março 2022 09:01