Quarta, 18 Mai 2022 11:39

Reitor do ITA se reúne com direção do ICT/Unifesp para discutir parcerias

Por Lauren Steffen

Na sexta-feira, 13 de maio, às 9h, o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia, reuniu-se com a direção acadêmica do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos para discutir parcerias.

Estavam presentes na reunião a diretora acadêmica do ICT/Unifesp, professora Regiane Albertini de Carvalho, e o vice-diretor acadêmico, professor Álvaro Luiz Fazenda. Discutiu-se, na reunião, a possibilidade de parcerias na oferta de cursos sequenciais, uma modalidade de curso regulamentada pelo MEC, ofertada no ensino superior dentro de um curso regular de graduação, com o objetivo de fornecer formação adicional e capacitação específica em área correlata ao curso de graduação, a curto prazo.

O ICT/Unifesp já aprovou dois cursos sequenciais: Fundamentos da Ciência de Dados e Introdução ao Desenvolvimento de Games. Os cursos são abertos a qualquer estudante de graduação do campus. Em média, cada curso envolve seis disciplinas. A emissão do certificado fica condicionada à conclusão do ensino superior. Segundo o professor Álvaro, "o foco está, principalmente, nos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT), para que já saiam com essa certificação de competência em uma área específica".

Para o reitor do ITA, "a Unifesp, atualmente, é a única universidade federal que teria condições de fazer essa parceria. Seria interessante implementar uma forma cruzada, em que alunos do ITA pudessem fazer disciplinas no ICT/Unifesp e vice-versa. Temos muito interesse nessa aproximação com a universidade". Para viabilizar a parceria na oferta de cursos sequenciais, foi pontuada a necessidade de resolver questões de emissão de certificação entre as instituições.

A professora Regiane pontuou que outros cursos sequenciais estão em planejamento no ICT/Unifesp. "Esses cursos estão se mostrando, muitas vezes, mais atraentes do que cursos de pós-graduação para o estudante que quer se inserir no mercado de trabalho rapidamente. Por isso, é fundamental fortalecermos e ampliarmos as parcerias", acredita.

O professor Álvaro salientou que o curso de pós-graduação com maior procura no ICT/Unifesp é o mestrado profissional em Inovação Tecnológica. "É o curso que tem hoje o maior número de alunos por ser um mestrado profissional, interdisciplinar, ofertado no turno noturno e que disponibiliza algumas aulas on-line. Além disso, a dissertação permite ao aluno trabalhar em algum projeto ou produto que pode, inclusive, representar uma solução para algum problema na empresa onde o pós-graduando trabalha", pontua. Comentou-se, por fim, que seria interessante a criação, no futuro, de doutorados profissionais, que atendam demandas específicas do mercado de trabalho.

Lido 1394 vezes Última modificação em Sexta, 27 Mai 2022 14:12