Terça, 20 Setembro 2022 10:41

Unifesp participa de encontro do Projeto Cophela no Chile

Entre os dias 12 e 16 de setembro de 2022, uma comitiva da Unifesp participou de uma agenda de trabalho no Chile, especificamente na Universidade de Valparaíso (UV). Compôs a comitiva a vice-reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, a secretária adjunta de Relações Internacionais, Suzan Pantaroto de Vasconcellos, a superintendente de Tecnologia da Informação, Lidiane Cristina da Silva, a coordenadora e um representante da equipe do Projeto Cophela, respectivamente, Cláudia Fegadolli e Paulo Caleb.

reunião portal
Participantes do encontro do Projeto Cophela realizado no Chile

O motivo central dessa agenda foi o encontro do Projeto Cophela (da sigla em inglês Cooperation in Quality Assurance for Pharmacy Education and Training between Europe and Latin America), financiado pela Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura da Comissão Europeia (EACEA), por meio do Programa ERASMUS+, que está em curso desde 2018 e tem finalização prevista em dezembro de 2022, com a produção 12 cursos no formato MOOC para pós-graduação em Farmácia. O Cophela partiu da premissa de que o papel dos(as) farmacêuticos(as) está mudando globalmente para um perfil mais centrado no paciente e orientado para a Biotecnologia, o que não é coberto pela maioria dos currículos atuais.

Cláudia Fegadolli portal
Apresentação da professora Cláudia Fegadolli, coordenadora do Projeto Cophela na Unifesp

O projeto conta com a participação de universidades de três países europeus (Espanha, a quem cabe a coordenação do projeto, Portugal e França) e de três países latino-americanos (México, Brasil e Chile). Na Unifesp, o programa é liderado pela professora Claudia Fegadolli, do Campus Diadema. São dez parceiros envolvidos, e coube a cada um o desenvolvimento de um tema que integrará programas de pós-graduação. Os cursos de cada instituição estão em processo de qualificação e de certificação, devendo estar disponíveis para o público em diversos formatos a partir de 2023. Para um futuro próximo, pretende-se desenvolver um curso de mestrado em Farmácia em rede internacional, para que, aumentando a especialização e pesquisa em farmácia hospitalar, comunitária e industrial, se promova o desenvolvimento da Farmácia nos países da América Latina em estreita cooperação com a União Europeia.

Neste encontro no Chile, ficou acordado que a Unifesp sediará a reunião de encerramento do projeto, que ocorrerá em novembro deste ano, ocasião em que serão definidos os próximos passos desse trabalho em rede.

Suzan Pantaroto portal
Apresentação da professora Suzan Pantaroto, secretária adjunta de Relações Internacionais da Unifesp

Na visita ao Chile, a vice-reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, e a secretária adjunta de Relações Internacionais, Suzan Pantaroto, foram recebidas pela equipe da alta gestão da Universidade de Valparaíso – Christian Corvalán (prorrector), Carlos Lara (vicerrector de Vinculación con el Medio) e Marcela Alviña (decana Facultad de Farmacia) – para tratativas de cooperação acadêmica. Foi encaminhado o interesse de mobilidade acadêmica e pesquisa conjunta em algumas áreas, tais como: farmácia, nutrição, temas urbanos, direitos humanos e organizações sociais.

reuniãoValparaíso portal
Raiane Assumpção e Suzan Pantaroto em reunião com equipe da Universidade de Valparaíso (UV)

Lido 2036 vezes Última modificação em Quarta, 09 Novembro 2022 10:33