Segunda, 03 Outubro 2022 15:59

Toma posse a primeira direção eleita do Campus Zona Leste

Patricia Laczynski e Giovanna Bonilha Milano assumem, respectivamente, os cargos de diretora e vice para cumprirem mandato até 2026

Por Paula Garcia

PosseZL2022 1
Patricia Laczynski de Souza, Raiane Patrícia Severino Assumpção a Giovanna Bonilha Milano

Em sessão solene, a Congregação do Instituto Cidades (IC/Unifesp) deu posse à primeira direção do Campus Zona Leste. No evento, realizado na tarde do dia 30 de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal da Unifesp no YouTube, as docentes Patricia Laczynski de Souza e Giovanna Bonilha Milano, assumiram, respectivamente, os cargos de diretora e vice-diretora acadêmicas para o quadriênio 2022-2026.

Estiveram presentes na cerimônia a vice-reitora no exercício da Reitoria, Raiane Patrícia Severino Assumpção, pró-reitores(as) e diretores(as) da Unifesp, ex-alunos(as), familiares das empossadas, bem como representantes das lideranças locais que auxiliaram no processo de criação e desenvolvimento do campus.

PosseZL2022 2

No início da cerimônia, o docente Marcos Antônio de Moraes Xavier, membro da Congregação do IC/Unifesp, saudou as novas diretoras em nome do conselho e lembrou do empenho que as duas tiveram em busca do crescimento, da expansão e do compromisso do campus com a sociedade. “Se tem algo que diz muito a respeito de ambas é a coragem, a persistência. É acreditar no campo da política socialmente engajada, no campo dessa ciência que se coloca a serviço da sociedade”. Finalizou agradecendo a disponibilidade das novas diretoras, com a certeza de que docentes, discentes e técnicos(as) colaborarão para uma gestão promissora.

PosseZL2022 3

Dando continuidade à solenidade, o mestre de cerimônias Ederson da Costa Gonçalves realizou a leitura do termo de posse, que, na sequência, foi assinado pela vice-reitora no exercício da Reitoria e pelas empossadas. No momento, Raiane Assumpção realizou a transmissão do colar doutoral à Patricia Laczynski.

PosseZL2022 4

Em seu discurso de posse, Milano afirmou que o dia de hoje é significativo, não só para as diretoras, mas pela conquista da consolidação do Campus Zona Leste. “Dia de celebrarmos mais um passo na construção desse projeto coletivo, que tem as cidades no coração de suas preocupações, porque entende que a universidade só se realiza plenamente quando está inscrita no território e quando se relaciona com os problemas, os desejos e os sonhos do povo”.

PosseZL2022 5

Já Laczynski agradeceu a todos(as) que participaram historicamente do projeto do campus, apresentou alguns dos avanços e desafios ocorridos nos últimos cinco anos, incluindo a pandemia de covid-19, e contou um pouco sobre as suas expectativas. “Eu só aceitei esse desafio porque sei que vocês, meus/minhas colegas professores(as), técnicos(as) e estudantes estão comigo nessa empreitada. O desafio de implantar o Campus Zona Leste é imenso. Já estamos trabalhando para construir um novo prédio com mais salas de aula, restaurante, anfiteatro e áreas de convívio, mas não podemos colocar todas as fichas nesse prédio. É fundamental iniciarmos a obra de reforma do galpão médio, que já recebeu o nome de Padre Ticão, em homenagem à história de luta desse campus”, explica.

PosseZL2022 6

Por fim, Assumpção cumprimentou os(as) presentes e a nova direção do IC/Unifesp e reiterou a importância da participação da comunidade, não só na solenidade, mas durante todo o histórico de atividades do campus. Agradeceu as gestões anteriores pelo empenho e apoio, principalmente na questão da infraestrutura, reforçando o esforço coletivo, mesmo com a universidade passando por momentos tão difíceis. “Todos os campi têm uma peculiaridade, mas esse nasce com um desafio para a universidade, que é produzir o conhecimento com a sociedade, devolvendo esse conhecimento e recebendo demandas, no sentido de possibilitar transformações, transformando sonhos em realidade. Essa é a missão da universidade e esse campus já nasce com essa concepção, o que traz um outro desafio, que é fazer com que a universidade faça o movimento de pensar seu modo de ser”.

PosseZL2022 7

Encerrou enfatizando a importância do trabalho conjunto da Unifesp com a sociedade, visto que a ciência também deve estar a serviço da dignidade humana, e colocando a Reitoria à disposição para um trabalho em conjunto com as novas diretoras.

Fotos: Alex Reipert

Lido 1919 vezes Última modificação em Terça, 11 Outubro 2022 12:56