Quarta, 05 Outubro 2022 13:10

Unifesp assina termo de cooperação voltado a ações interinstitucionais de responsabilidade socioambiental

Rede SustentAção reúne nove instituições em acordo histórico em prol da sustentabilidade

Por Valquíria Carnaúba

IMG 2720 copy
Representantes das entidades participantes da Rede SustentAção

Foi assinado na quarta-feira (28/9) um protocolo de intenções para a implementação de ações interinstitucionais de responsabilidade socioambiental. Irão cooperar com a Rede SustentAção São Paulo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), a Universidade Federal do ABC (UFABC), além de outros órgãos e instâncias - Associação Paulista de Municípios (APM), Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJM-SP), Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo (JFSP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e a Advocacia Geral da União (SAD/SP/AGU).

O documento visa unir os esforços das entidades participantes para a implementação de ações de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade econômica no estado de São Paulo, por meio do desenvolvimento de projetos conjuntos, da troca de experiências entre instituições e seus servidores; do desenvolvimento de pesquisas e grupos de trabalho e da realização de simpósios, seminários, congressos, de eventos e atividades correlatas.

IMG_2537_copy.jpg
Tania Mara Francisco, pró-reitora de administração da Unifesp

A Unifesp liderou o processo através da pró-reitora de Administração, Tania Mara Francisco, que também coordena a Rede SustentAção São Paulo. A pró-reitora comemorou a grande adesão dos órgãos e das autoridades à proposta, o que demonstra o comprometimento com ações voltadas para as práticas sustentáveis, complementando que “é importante o apoio da alta gestão para que as ações e os projetos tenham o alcance necessário. Com a assinatura do protocolo, formalizamos este fórum, que já atuava antes em defesa da sustentabilidade”.

De acordo com Teresa Villac, coordenadora da Câmara Nacional de Sustentabilidade da Advocacia Geral da União, sustentabilidade não é ideologia, mas sim política pública, calcada na ética, valores humanos e respeito à biodiversidade. “Que as nossas missões institucionais estejam sempre atreladas ao servir público, pois é isso que somos: servidores”. Marilene Mariottoni, conselheira da Associação Paulista de Municípios (APM), compartilha desse sentimento, expressando o desejo de que as ações desenvolvidas pelas instituições envolvidas se estendam por todos os 645 municípios de São Paulo.

O docente de Direito Comercial da Eppen/Unifesp - Campus Osasco e diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo pela justiça federal, Márcio Ferro Catapani, afirma que o órgão tem o compromisso de encabeçar ações de sustentabilidade. “E quando estamos em grupo, é mais fácil entender o que precisa ser feito e chegar mais longe, a um resultado mais efetivo”.

Erica Pugliese, docente da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), representando a reitora Ana Beatriz de Oliveira, ressaltou a importância de estender as ações para as atividades de ensino, pesquisa e extensão das universidades.

O reitor da UFABC, Dacio Roberto Matheus, evidenciou a urgência do assunto. “Passamos do tempo de mudar nossas práticas, modos de produção, relações de trabalho e relação com a natureza, no sentido de garantir a permanência de nossa espécie, nesse planeta, nos próximos anos. Pensar globalmente e agir localmente ainda se faz necessário”.

Reitora no exercício da Reitoria da Unifesp, Raiane Patrícia Severino Assumpção, agradeceu a adesão ao projeto. “Esse trabalho da rede nos faz refletir sobre como esse tema envolve outras dimensões, como a sustentação econômica e a seguridade jurídica. É a oportunidade de pensarmos como nós, enquanto instituição pública, vamos continuar existindo, cumprindo a nossa missão de forma eficaz e garantindo a melhor convivência em sociedade”, finaliza.

IMG_2686_copy.jpg
Raiane Patrícia Severino Assumpção, reitora em exercício da Unifesp