Sexta, 14 Outubro 2022 07:45

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde discute ações de gestão e assistência

Programa tem como principal foco o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade

EncontroPetSaúdeDiadema1

Na terça-feira, dia 4 de outubro, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, Gestão e Assistência (PET-Saúde) realizou evento conjunto entre a Unifesp e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Diadema (SP), no auditório do Quarteirão da Saúde de Diadema. O evento discutiu as propostas elaboradas pela equipe PET-Saúde para a construção de ações de gestão assistência voltadas à reorientação dos cuidados em saúde mental no município, com foco na formação de estudantes na e qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS) local, além de contribuir com as políticas públicas na área.

O evento foi realizado após dois meses do início das atividades nos serviços e apresentou metas e ações a serem realizadas até julho de 2023 para a promoção do uso racional de medicamentos psicofármacos e dos cuidados emancipatórios em saúde mental, assim como da medicamentalização do sofrimento psíquico e da prevenção de violências.

EncontroPetSaúdeDiadema2

Participaram da mesa de abertura a coordenadora do programa, professora Claudia Fegadolli (Campus Diadema), os(as) coordenadores(as) ou representantes dos três cursos envolvidos: professor Thiago Silva Domingos (Enfermagem), professor Renato Farina Menegon (Farmácia) e professora Samira Yarak (Medicina), além do docente Luiz Elídio Gregório, que representou a diretoria acadêmica do Campus Diadema. A pró-reitora de Graduação da Unifesp, Lígia Ajaime Azzalis, e a secretária municipal de Saúde de Diadema, Rejane Calixto, também participaram do encontro e se manifestaram quanto à importância do projeto para a universidade e para o SUS.

O Pet-Saúde Unifesp/SMS de Diadema (SP) foi aprovado em edital do Ministério da Saúde com o tema Saúde Mental, com quatro grupos tutorais. São 49 bolsistas, divididos em quatro grupos tutoriais, dos quais 32 são estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina. O programa tem como principal foco o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, com experiências que buscam soluções para problemas e situações de ensino, aprendizagem e cuidado.

Fotos: Mauro Pedroso/Secom-Prefeitura de Diadema

Lido 1676 vezes Última modificação em Terça, 25 Outubro 2022 11:07