Quarta, 26 Outubro 2022 12:40

Congresso internacional aborda práticas pedagógicas da educação básica e do ensino superior

Evento foi promovido pelo grupo de pesquisa Movimentos Docentes e o Observatório de Educação e Sustentabilidade da Unifesp

CongressoMovimentosDocentesUnifesp abertura
Marilena Rosalen, professora do Campus Diadema da Unifesp e coordenadora-geral do congresso durante a abertura virtual do evento

Nos dias 14 e 15 de outubro de 2022, o grupo de pesquisa Movimentos Docentes e o Observatório de Educação e Sustentabilidade, da Unifesp, realizaram o Congresso Internacional Movimentos Docentes - edição 2022, evento on-line e gratuito que contou com 27.774 participantes inscritos(as) previamente e mais de 30 mil participações da lista de transmissão no canal Movimentos Docentes no YouTube. Entre os(as) inscritos(as), houve participantes de todos os estados brasileiros e de mais de 30 países, com destaque para Alemanha, Angola, Argentina, Cuba, Espanha, México, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

O evento, além de homenagear os(as) professores(as), tem como objetivo dar visibilidade às práticas pedagógicas que acontecem em sala de aula nas escolas de educação básica e no ensino superior, por meio da publicação e apresentação de trabalhos. Nesta edição, foram submetidos um pouco mais de 2 mil trabalhos, com aproximadamente metade desse número contando com apresentação assíncrona no YouTube.

A programação contou com quase 50 atividades, entre mesas virtuais, palestras e minicursos, com professores e professoras de renome internacional, como o Prof. Michael Apple (University of Wisconsin - EUA), Prof. Francisco Imbernón (Universitat de Barcelona - Espanha), Prof. Thomas Hoejmark (ISET One World, Moçambique), Prof.ª Rita Simas Bonança (Universidad Iberoamericana - Espanha), Prof.ª Iara Margolis (Universidade do Minho - Portugal), Prof.ª Lina Morgado (LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning da UAb Portugal), dentre outros.

Contou ainda com a presença de professores e professoras com contribuições históricas para a educação brasileira, como a Prof.ª Bernardete Gatti (Fundação Carlos Chagas), Prof. Daniel Mill (UFScar), Prof. José Moran (USP) e Prof. Dermeval Saviani (Unicamp). Essa edição também foi destaque por incluir na programação a nova geração de professores e professoras influencers, como o Prof. Hugo Miglioli (TikToker), Prof. Júlio Passos (google trainer/youtuber), Prof.ª Gabi Cywinski (Escola Teia Multicultural) e a participação especial da Taty Ferreira, criadora do canal Acidez Feminina, youtuber e estudante de Filosofia (UFU).

O evento teve também a participação de vários(as) docentes da Unifesp, das redes públicas municipais e estaduais de educação básica de diversos estados, do Sesi e do Senac, bem como a participação das redes privadas do ensino superior e da educação básica. Como forma de valorizar a educação básica, foi lançado nesta edição o Concurso Professores que transformam, que contou com a inscrição de 128 escolas, entre públicas e privadas, de todo o Brasil. Entre as escolas inscritas, serão classificadas uma por estado para a publicação gratuita de um e-book produzido pela escola, além da classificação nacional com outras premiações. O resultado do concurso acontecerá em novembro.

Lido 1585 vezes Última modificação em Terça, 01 Novembro 2022 10:22