Segunda, 27 Fevereiro 2023 11:00

Lorenza Mondada será pesquisadora visitante no PPG em Letras da EFLCH/Unifesp

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos receberá, entre os meses de março e abril de 2023, a visita da linguista e professora de linguística na University of Basel (Suíça), Lorenza Mondada.

Lorenza Mondada tem sido uma referência internacional no campo dos estudos das interações sociais e da multimodalidade da interação humana. Suas pesquisas investigam a interação social em ambientes profissionais e institucionais e não-institucionais a partir da perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica. Com foco sobre multimodalidade, a pesquisadora tem investigado como se dá a organização situada e endógena da interação social, que se vale de uma diversidade de recursos multimodais além da língua, tais como gesto, olhar, postura corporal, movimentos, manipulação de objetos, bem como práticas multissensoriais como tocar, provar, cheirar e ver.

Sua trajetória de pesquisa tem uma vasta lista de universidades por onde esteve em trabalhos de colaboração, tais como Unicamp (1996, 2001, 2006), Bielefeld (1999-2000), México (2003), King's College London (2004), Barcelona (2004, 2006), MPI Nijmegen (2005), Helsinki (2006, 2013, 2015-2017), Northwestern (2008), Puebla (2008), Freiburg Institute for Advanced Studies (2009-2010), Linköping (2010-2013) e Tóquio (2013-2017). Vale ainda destacar inúmeros títulos de reconhecimento recebidos ao longo de sua carreira, como os títulos de Distinguished Finland Professor na University of Helsinki e de doutor honoris causa pela University of Southern Denmark, pela University of Linköping e pela University of Helsinki.

A vinda da pesquisadora é promovida pelo Laboratório de Linguagem e Cognição (LabLinC) da EFLCH/Unifesp e pelo Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/Unifesp), com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Sua visita incluirá o desenvolvimento de atividades do projeto de pesquisa interinstitucional LabLinC, CAAF e University of Basel intitulado Making Bones Talk Bodies, Materialities and Knowledge in the situated practices of forensic anthropology. A participação como conferencista e comissão científica do evento internacional IV Encontro da Análise da Conversa Etnometodológica, que ocorrerá na EFLCH/Unifesp entre 22 e 24 de março. A realização de palestra no PPGLetras, que tem, por sua vez, concentrado pesquisas linguísticas no campo da multimodalidade, em distintas perspectivas, conduzidas por pesquisadores/as-docentes credenciados/as.

Lido 1271 vezes Última modificação em Segunda, 10 Abril 2023 12:53