Quinta, 30 Março 2023 12:15

Arthur Chioro é nomeado presidente da Ebserh

Estatal é responsável pela gestão dos hospitais universitários federais

Arthur Chioro, docente da Unifesp e presidente da Ebserh
Arthur Chioro, docente da Unifesp e presidente da Ebserh (foto: Luis Fortes/MEC)

O docente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) Arthur Chioro foi nomeado presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A posse ocorreu no último dia 9 de março em Brasília.

Chioro é graduado em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos, com Residência em Medicina Preventiva e Social pela Uniesp, mestrado em Saúde Coletiva pela Unicamp e doutorado em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva da Unifesp. Foi secretário municipal de saúde de São Vicente-SP (1993-1996) e de São Bernardo do Campo (2009-2014). Foi presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) por três mandatos. Foi diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (2003-2005) e ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff entre 2014 e 2015.

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh é responsável pela gestão de 41 hospitais universitários federais em todo o país. Em 2022, os hospitais universitários administrados pela Ebserh realizaram mais de 16 milhões de exames e 190 mil cirurgias, gerenciando aproximadamente nove mil leitos em todos os estados brasileiros.

Lido 1476 vezes Última modificação em Quinta, 13 Abril 2023 10:15