Terça, 22 Agosto 2023 08:42

Centro de Inovação em Materiais da Unifesp renova credenciamento junto à Embrapii

O credenciamento foi renovado por mais três anos para o desenvolvimento de projetos de PD&I

Embrapii CIM Unifesp renovação 2023

O Centro de Inovação em Materiais da Universidade Federal de São Paulo (CIM-Unifesp) renovou o credenciamento junto à Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) por mais três anos para desenvolver projetos de PD&I em parceria com empresas do segmento industrial. A renovação do credenciamento possibilita a continuidade das atividades do CIM-Unifesp no grupo das 96 unidades Embrapii espalhadas pelo Brasil.

O CIM-Unifesp foi credenciado em 2020 pela Embrapii com o objetivo de atuar na área de Materiais, com ênfase em polímeros/compósitos e nanomateriais/nanotecnologia. Com a renovação do credenciamento e a comprovação técnica/organizacional do CIM-Unifesp, a área de atuação em Materiais foi ampliada, com a inclusão da linha de processos de fabricação. Além da ampliação da área de atuação do CIM-Unifesp, serão disponibilizados pela Embrapii recursos financeiros que somam 4,45 milhões para contratação de projetos com as empresas no período de três anos.

Atuando desde 2020 nos campi São José dos Campos e Diadema, o CIM-Unifesp já contratou 21 projetos de PD&I, somando mais de 8,3 milhões de reais em recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos com diferentes empresas do segmento industrial, oferta de soluções técnicas e formação de recursos humanos. Nesse período, foram implementadas 77 bolsas de pesquisa com recursos das empresas e da Embrapii para alunos(as) de graduação e de pós-graduação, além da implementação de outras 28 bolsas oriundas do Programa de Capacitação 4.0 da Embrapii, com recursos do MEC.

Para o professor Maurício Pinheiro de Oliveira, coordenador geral do CIM-Unifesp, “a renovação do credenciamento é resultado do trabalho realizado nos últimos três anos pela equipe do CIM-Unifesp em conjunto com diferentes setores e atores da universidade. Além disso, reflete o compromisso da instituição em executar projetos de PD&I com empresas do setor industrial e de capacitar os(as) alunos(as) da universidade para atuarem nas empresas”.

O processo de renovação do credenciamento do CIM-Unifesp envolveu uma análise rigorosa da infraestrutura e da organização da unidade pela equipe da Embrapii, além dos resultados alcançados nos últimos três anos. “Através da colaboração de nossa equipe multidisciplinar, formada por professores(as), pesquisadores(as), técnicos(as), alunos(as) e diferentes atores da Unifesp, conseguimos demonstrar de forma sólida nossa capacidade de contratar e executar projetos com as empresas, mantendo os mais altos padrões de pesquisa e entrega de resultados”, destaca João Carlos Ramalho Sena, assessor técnico do CIM-Unifesp.

Para mais informações, acesse o site cim.unifesp.br ou entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Lido 946 vezes Última modificação em Terça, 24 Outubro 2023 13:49