Quinta, 24 Agosto 2023 16:20

ISS/Unifesp lança e-book sobre a história do instituto

Organizado pelo Observatório Institucional, publicação retrata origens e propósitos sob diferentes perspectivas

Por José Luiz Guerra

Foi lançado em reunião no último dia 21 de agosto da Congregação do Instituto de Saúde e Sociedade (ISS/Unifesp) – Campus Baixada Santista o e-book Instituto Saúde e Sociedade Unifesp: Memórias e Narrativas. Elaborado por iniciativa de membros do Observatório Institucional do ISS/Unifesp, a publicação retrata memórias sobre as origens e propósitos do instituto, no período de 2003 a 2009, em forma de narrativas, sob a perspectiva de dirigentes, docentes, discentes, técnicos(as) e de um trabalhador da construção civil que contribuiu para a construção da Unidade localizada na Rua Silva Jardim. Os(as) narradores(as) são de diferentes eixos comuns e específicos dispostos no projeto político pedagógico do Campus e foram indicados(as) por pares, de modo a formar uma pluralidade de vozes e paisagens textuais e imagéticas.

A reunião contou com a presença da reitora, Raiane Assumpção, do chefe de Gabinete, Dan Levy, da pró-reitora de Extensão e Cultura, Debora Galvani, da pró-reitora adjunta de Graduação, Maria Liduína de Oliveira e Silva, do diretor do Campus Baixada Santista, Odair Aguiar Jr, do diretor do ISS/Unifesp, Fernando Kinker e da vice-diretora, Gláucia de Castro-Champion, dos(as) ex-diretores(as) do Campus, Nildo Batista, Silvia Helena Batista e Regina Spadari, além de estudantes, servidores(as) técnicos(as) administrativos(as) em educação e docentes.

Fernando Kinker, diretor do ISS/Unifesp

Fernando Kinker iniciou a reunião afirmando ser uma honra poder participar do lançamento do e-book que conta a história do campus desde antes da implantação dos cursos de graduação até o ano de formação das primeiras turmas. “Temos que reafirmar o nosso compromisso com esse lugar e com as políticas públicas, mantendo diálogo constante com órgãos públicos, prefeituras, e demais atores da sociedade.

Odair Aguiar Jr, diretor Campus Baixada Santista

“Esse trabalho reconhece quais eram os anseios das pessoas que nos sucederam, além de deixar para as próximas gerações quais são os nossos anseios”, disse o diretor do Campus. Odair Aguiar Jr. pontuou também que o trabalho se soma às obras já publicadas que contam a história da Unifesp, ajudando a criar uma base historiográfica para futuras obras. Integrante da primeira turma de docentes do campus, ele lembrou que, acima de tudo, o livro retrata a história de pessoas vencedoras de uma luta em prol da sociedade. “Não é mentira quando dizíamos que não tínhamos quase nada no início do campus, mas tínhamos o mais importante, que era a nossa vontade e a perseverança”, completou.

E book ISS 3
Raiane Assumpção, reitora da Unifesp

Raiane Assumpção, que também é orientadora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais do Instituto Saúde e Sociedade, disse ser uma grande alegria poder estar presente no lançamento do livro e agradeceu aos(as) profissionais envolvidos(as) que criaram e geriram o observatório ao longo desses anos e elogiou a produção do material. “Esse é um registro dos desafios vencidos e da perspectiva dos que vem pela frente. Hoje temos mais uma fonte histórica, que deixa de ser apenas uma memória”, completou. A reitora também agradeceu aos(as) ex-diretores(as) do campus, ressaltando a qualidade do ensino. “Cada vez que encontramos nossos(as) ex-alunos(as), seja como profissionais de suas áreas ou como pós-graduandos(as), podemos ver quanto sentido faz a formação oferecida”, finalizou.

Fotos: Alex Reipert

Lido 1264 vezes Última modificação em Quinta, 14 Setembro 2023 12:57