Terça, 21 Novembro 2023 17:09

Escola de educação básica da Unifesp realiza mostra cultural

Temas sociais foram abordados em diferentes salas temáticas e exposições

IMG 6793

O Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI - Paulistinha) realizou, no dia 11 de novembro, a mostra cultural sobre o projeto institucional Educação para o Cuidado do Mundo. A estimativa é que tenham visitado o local mais de 500 pessoas, incluindo estudantes e as famílias das 18 turmas distribuídas nos períodos da manhã e da tarde. O evento convidou as crianças a abordarem diversos temas sociais por meio de expressões artísticas diversas, como apresentações de dança, pinturas, salas temáticas e exposições.

Entre os trabalhos, destacaram-se assuntos como cultura africana, questão indígena, descarte inadequado de lixo e reciclagem (centrais na discussão sobre o antropoceno), ciências e universo, além de outros temas de impacto social e cultural.

De acordo com a diretora Dilma Antunes Silva, a mostra cultural é importante para dar visibilidade à produção das criancas e o reconhecimento do trabalho pedagógico desenvolvido na escola. "O evento uma oportunidade para o estreitamento do vínculo entre a escola e as familias e a valorização dessa parceria na educação escolar das crianças", comenta.

A mostra cultural também é uma oportunidade de apresentar os projetos de extensão desenvolvidos no NEI-Paulistinha, como a Rádio Paulistinha, realizado em parceria com o DCI/Unifesp, a fim de promover oficinas de jornalismo e a produção da rádio escolar. As crianças são as locutoras e repórteres, enquanto os entrevistados podem ser os próprios colegas, professores e até convidados especiais.

A programação envolve, atualmente, a organização de grupos temáticos, que gravam programas de temas diversificados, como animais, escolas, podcasts e assuntos estudados em sala de aula. O foco do projeto é o desenvolvimento de habilidades como oralidade, comunicação e pensamento crítico.

IMG 7166

Sobre o NEI - Paulistinha

O Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação tem mais de 50 anos de existência. Criado em 1971, a escola atendia a filhos e filhas de trabalhadoras ligadas à Escola Paulista de Medicina (EPM), inicialmente em um espaço cedido pelo Departamento de Enfermagem Pediátrica, e mais tarde, expandiu seu atendimento à comunidade local, para atender exigências da legislação brasileira quanto aos princípios da gratuidade e do direito ao acesso público à educação.

Para saber mais, acesse o site.

Lido 985 vezes Última modificação em Quarta, 13 Dezembro 2023 11:09