Quinta, 08 Fevereiro 2024 12:23

Unifesp é selecionada para integrar Rede de Instituições Associadas ao Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

A Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen) - Campus Osasco será a sede do polo do Profiap na Unifesp

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi uma das universidades selecionadas no edital de expansão da Rede de Instituições Associadas ao Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap). O resultado foi divulgado no dia 7 de fevereiro de 2024.

Com o intuito de ampliar a abrangência do programa, o edital teve como finalidade selecionar até 20 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) filiadas à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Ao todo, sete docentes da Unifesp cumpriram os requisitos estipulados no edital para desempenharem atividades relacionadas ao programa na universidade. Cada Ifes que integra a Rede Nacional é responsável por disponibilizar corpo docente e infraestrutura, além da emissão dos diplomas.

O Profiap é um curso de mestrado profissional em Administração Pública ofertado nacionalmente, em formato semipresencial. Tem como objetivo capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas, contribuir para aumentar a produtividade e a efetividade dessas organizações e disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de referência para a melhoria da gestão pública. A área de concentração do programa é Administração Pública, tendo duas linhas de atuação: Políticas Públicas e Administração Pública e Organizações. A admissão de discentes ao PROFIAP é feita por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA).

A Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen/Unifesp) - Campus Osasco será a sede do polo do Profiap na Unifesp. Serão disponibilizadas 12 vagas, sendo 6 reservadas para membros da comunidade acadêmica. A primeira seleção de discentes para ingresso ao programa na Unifesp ocorrerá em consonância com o edital nacional, que tem previsão de publicação para o final do primeiro semestre de 2024. O início das atividades está previsto para o segundo semestre de 2024.

Para o professor Fernando Atique, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, “o ingresso da instituição no programa significa uma guinada de qualificação, potencialização e reconhecimento de todos(as) os(as) servidores(as) públicos(as) federais, sejam da Unifesp ou das demais autarquias e instituições públicas do Estado de São Paulo, uma vez que ainda não havia nenhum polo do Profiap no Estado”. Atique destacou que o “setor da administração pública será grandemente impactado com a oferta do Profiap, e nossa instituição tem muito a comemorar, pois teremos grande chance de aperfeiçoar fluxos, dinâmicas de gestão e estratégias de administração com os trabalhos que serão desenvolvidos”.

Lido 1347 vezes Última modificação em Terça, 28 Mai 2024 12:53