Quarta, 13 Março 2024 15:41

Uma odisseia pelos mistérios da neurociência

Semana Nacional do Cérebro começa na Unifesp e reúne diversas atividades

6466064a 337f 42d4 95d4 79dba718e24c
Equipe do Departamento de Psicobiologia e de Neurologia da EPM/Unifesp – Campus São Paulo em atividade no NEI-Paulistinha (foto: divulgação)

Começou nesta segunda-feira (11) a XIII Semana do Cérebro, iniciativa organizada por estudantes, professores e funcionários voluntários do Departamento de Psicobiologia e de Neurologia da EPM/Unifesp – Campus São Paulo. Esse ano, o tema é Odisseia Neurocientífica, e o evento acontece até 17 de março.

As atividades foram propostas com o intuito de explorar aspectos misteriosos e até amedrontadores acerca da nossa neurobiologia e dos impactos das tecnologias modernas no mundo das ciências, estabelecendo uma analogia entre esse raciocínio e a épica jornada de Ulisses (Odisseu, em grego) e sua tripulação rumo a Ítaca, após a Guerra de Troia - história relatada no clássico literário de Homero A Odisseia.

Na presente edição, além da ação com estudantes do ensino fundamental do Núcleo de Educação Infantil (NEI-Paulistinha), marcam presença nas atividades as atrizes da Companhia Delas de Teatro, grupo de produção e pesquisa teatral criado em 2001, para apresentar o tema de forma mais lúdica às crianças do infantil e maternal.

WhatsApp Image 2024 03 13 at 15.54.24
Estudante do 5.° ano do ensino fundamental do Núcleo de Educação Infantil (NEI-Paulistinha) (foto: divulgação)

O evento, todos os anos, conta com o apoio da Organização Internacional de Pesquisa do Cérebro (IBRO: International Brain Research Organization), da Dana Foundation e da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC).

No sábado (16/3), das 9h às 15h, as atividades acontecem no Parque das Bicicletas, localizado na Alameda Iraé, 35 (Moema). Dentre as ações programadas, estão: tenda de jogos, brincadeiras e atividades multissensoriais.

Além disso, serão realizadas três lives por meio do canal do YouTube Semana do Cérebro.

Saiba mais no perfil oficial da Semana do Cérebro no Instagram.

Lido 565 vezes Última modificação em Terça, 26 Março 2024 09:54