Segunda, 18 Março 2024 10:52

Nova presidência do IEAC/Unifesp toma posse

Docentes Maria Lucia Formigoni e Taiza Stumpp assumem mandato do quadriênio 2024-2028

Por Paula Garcia

3
Taiza Stumpp e Maria Lucia Formigoni

Em evento realizado no último dia 14 de março, as docentes Maria Lucia Formigoni e Taiza Stumpp, assumiram, respectivamente, a presidência e vice-presidência do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC/Unifesp). A cerimônia também foi transmitida ao vivo pelo Canal do IEAC no YouTube.

Além das docentes eleitas, compuseram a mesa de abertura a vice-reitora da Unifesp, Lia Bittencourt, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Fernando Atique, e o atual presidente do IEAC/Unifesp, Ivo da Silva Júnior.

A cerimônia teve início com a apresentação da prestação de contas do primeiro mandato do instituto, realizada por Silva Júnior, que finalizou sua fala ressaltando a importância desse espaço para se pensar as produções acadêmicas: “O IEAC pode ser esse respiradouro para também, além das pesquisas coletivas, ser um locus de reflexão sobre a nossa própria atividade e sobre a nossa universidade”.

6
Ivo da Silva Júnior

Na sequência, Formigoni relembrou sua atuação como vice-presidente do IEAC, agradecendo Silva Júnior por estes quatro anos de trabalho conjunto e desejando sucesso em seus futuros projetos. Destacou como um desafio para o próximo quadriênio, o estabelecimento de uma estrutura física e de recursos humanos adequados para que os(as) pesquisadores(as) possam se dedicar mais às atividades fim do que as atividades meio. Já Stumpp agradeceu o convite para atuar na presidência do instituto e, assim como Silva Júnior, reforçou a ideia de repensar o papel original da pesquisa, do(a) cientista e do(a) educador(a), dentro da sociedade.

8

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa frisou o quanto o IEAC já avançou, mas, que nesse momento de nova posse, é fundamental se pensar no quanto ele ainda pode expandir. “Nós precisamos fazer o nosso instituto aproveitar esta grande oportunidade que esta gestão no governo federal está trazendo, de irradiação de novos ares para dentro do financiamento público, da pesquisa, mas, sobretudo, de retomada da pesquisa como elemento fundamental no avanço da sociedade brasileira”, enfatizou Atique.

A vice-reitora da Unifesp agradeceu ao Renato Janine Ribeiro e a gestão da reitora Soraya Smaili por esta iniciativa, relembrando sua participação na criação do IEAC, enquanto pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, e os aprendizados obtidos no trabalho com o instituto. “Eu vejo no IEAC um terreno, uma porta aberta, para a gente trazer o que a Unifesp já tem. Os nossos sete campi são temáticos e abrangem as grandes áreas do conhecimento, e o instituto é a incubadora para fazermos tudo isso de maneira conjunta”, afirma Bittencourt, que finalizou a cerimônia colocando a Reitoria à disposição para apoiar os projetos da nova presidência, desejando boa sorte as eleitas.

Sobre o IEAC/Unifesp

O IEAC-Unifesp é um órgão complementar da Unifesp, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), que tem como missão promover estudos interdisciplinares e convergentes em pesquisa avançada em todas áreas do saber, contribuindo para o desenvolvimento intelectual, cultural, acadêmico, científico, tecnológico e social da Universidade e do País.

Lido 385 vezes Última modificação em Terça, 26 Março 2024 09:58