Quarta, 21 Agosto 2024 16:22

Núcleo da Unifesp lança portal sobre informação, políticas públicas e avaliação de tecnologias em Saúde

Está no ar, desde a manhã desta quarta-feira (21 de agosto), o novo site do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Unifesp Diadema (NUD). "Trata-se de um canal facilitador para a missão do NUD, que é desenvolver e fomentar a disseminação de conhecimento científico nas áreas de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e políticas públicas em Saúde", explica Andréa da Silva Dourado, coordenadora de Gestão Administrativa e Organizacional do núcleo. Disponível no endereço https://nud.unifesp.br, o portal agrega resultados de pesquisas e publicações técnico-científicas desenvolvidas pelo grupo, oferece um glossário em ATS, informações para desenvolvimento de parcerias no âmbito do SUS, além de apresentar a estrutura e a equipe do núcleo.

Andréa destaca que a plataforma faz parte de um conjunto de estratégias de comunicação para aproximar estudantes, profissionais de saúde e usuários do SUS das pesquisas e trabalhos desenvolvidos pelo núcleo. Sua página inicial está em interface com conteúdos desenvolvidos para mídias sociais, que incluem vídeos protagonizados pela equipe, em episódios do Papo NUD, e conteúdos pedagógicos da série Hora do Estudo.

"Queremos ajudar a visibilizar a produção dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde, os chamados Nats, e traduzir os efeitos que esse trabalho produz no dia-a-dia das pessoas", comenta Nanda Duarte, comunicadora em Saúde do NUD. A assistente em ATS Morgana Pesenti conta que o design do site foi cuidadosamente pensado para oferecer uma experiência agradável e intuitiva, onde cada detalhe – da tipografia às cores – busca refletir a dedicação da equipe à pesquisa baseada em evidências, ao ensino e à disseminação do conhecimento científico. O projeto gráfico também valoriza o protagonismo dos bolsistas e pesquisadores do grupo, com imagens produzidas em ensaio coletivo com a fotógrafa Carol Kappaun e depoimentos em primeira pessoa sobre a experiência de trabalhar em um Nats.

Crescimento e reestruturação

Hoje um parceiro do Ministério da Saúde, atuando em colaboração com o Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde (DGITS), o NUD foi formalizado como um Nats em 2018, mas sua concepção remonta há dez anos. "Tudo começa com um grupo de pesquisa interinstitucional que formei com outros pesquisadores, mestrandos e doutorandos da USP e da Unifesp, em torno de um projeto sobre avaliação de qualidade de diretrizes, ainda antes de 2015", lembra a fundadora e diretora do NUD, Daniela Melo. De lá para cá, o então grupo de pesquisa tornou-se o Chronide e outros projetos vieram, assim como uma linha de pesquisa em ATS. A parceria com o DGITS, o desenvolvimento de colaborações com outros parceiros e o crescimento da equipe em número e especialização de seus integrantes levaram à necessidade de "encarar o NUD no tamanho que passou a ter", nas palavras de sua diretora.

O Chronide segue existindo, agora como um grupo de pesquisa do NUD com foco em doenças crônicas e evidências para subsidiar tomadas de decisão na gestão do SUS. E a expansão do NUD ganha, no novo portal, a expressão de seu avanço. Mas Daniela destaca: "O que não muda é a essência: somos um Nats ligado à universidade, prezamos pela qualidade do que entregamos, gostamos de trabalhar juntos e temos a plena consciência de que fazer ATS para o SUS demanda compreender muito bem esse sistema de saúde".

Conheça o novo site e inscreva-se para receber os conteúdos do NUD em primeira mão.

Lido 106 vezes Última modificação em Terça, 27 Agosto 2024 15:32