Quinta, 22 Agosto 2024 08:34

Unifesp é a 4.ª melhor universidade federal do Brasil segundo o Shanghai Ranking 2024

Mais de 2.500 universidades são classificadas pelo ranking todos os anos

rankings Shanghai 7portal

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ocupa a 4.ª posição entre as melhores universidades federais do Brasil na edição 2024 do Shanghai Ranking (ARWU), divulgado no dia 15 de agosto. A Unifesp ficou empatada com as Universidades Federais do Paraná, de Santa Catarina e de Santa Maria e a Universidade de Brasília.

Entre todas as universidades brasileiras, a Unifesp aparece como a 7.ª melhor colocada. No ranking mundial, a 1.ª colocada é a Harvard University, nos Estados Unidos. Já no Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) ocupa a 1.ª posição.

O Shanghai Ranking foi publicado pela primeira vez em junho de 2003 pelo Centro para Universidades de Classe Mundial (CWCU), Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade Jiao Tong de Xangai, na China, sendo atualizado anualmente. Utiliza seis indicadores objetivos para classificar universidades mundiais, como o número de ex-alunos(as) e funcionários(as) ganhadores(as) de prêmios Nobel e medalhas Fields, número de pesquisadores(as) altamente citados(as) selecionados(as) pela Clarivate, número de artigos publicados em revistas da Nature e Science, número de artigos indexados na Science Citation Index Expanded™ e Social Sciences Citation Index™ na Web of Science™ e desempenho per capita de uma universidade. Mais de 2.500 universidades são classificadas pelo ranking todos os anos e as mil melhores são publicadas.

Mais informações sobre o Shanghai Ranking 2024 estão disponíveis neste link.

Lido 779 vezes Última modificação em Quinta, 05 Setembro 2024 13:24