Segunda, 09 Setembro 2024 18:19

ICT/Unifesp promove Workshop de Estatística Aplicada aos ODS

Ao todo, foram apresentados 38 trabalhos produzidos por estudantes da unidade curricular de Probabilidade e Estatística

Por José Luiz Guerra

Workshop Estatistica 2

O Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos promoveu no último dia 5 de setembro o Workshop de Estatística Aplicada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Durante o evento, que contou com a participação de mais de 140 estudantes das quatro turmas da unidade curricular de Probabilidade e Estatística, foram propostos 38 trabalhos, que foram avaliados por ex-alunos(as) de pós-graduação do ICT/Unifesp e avaliadores externos.

Workshop Estatistica 1

Os trabalhos apresentados incorporaram resultados estatísticos para alguma problemática da comunidade em geral, envolvendo os 17 ODS, como mudanças climáticas, desigualdade social, saúde pública, entre outros. Os dados analisados foram obtidos de bases de dados de acesso livre, como INEP, IBGE e Datasus. A relação dos trabalhos apresentados com as respectivas ODS está disponível neste link.

Workshop Estatistica Logo

“O evento evidenciou a importância da pesquisa associada à extensão universitária para o avanço dos ODS, salientando a importância do uso de métodos estatísticos e metodologia científica rigorosa para expansão de políticas públicas e estratégias para um futuro mais sustentável. Esta integração entre teoria e prática fez do workshop um sucesso entre os participantes, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo”, explicou Luzia Pedroso de Oliveira, docente do ICT/Unifesp e vice-coordenadora do curso de Bacharelado em Matemática Computacional.

Durante o evento, organizadores e participantes destacaram a importância deste para a comunidade, havendo o fortalecimento do vínculo entre a academia e as questões sociais urgentes.

Lido 191 vezes Última modificação em Sexta, 13 Setembro 2024 10:38