Sistema Eletrônico de Informações - SEI
Início | Sobre | Notícias | Documentos | Contato |
PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ):
Sistema Eletrônico de Informações
Este FAQ fornece respostas a perguntas básicas sobre o Sistema Eletrônico de Informações da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Para mais informações, acesse: http://www.unifesp.br/reitoria/proadmin/sei-unifesp.1. Sou servidor ou terceirizado, como acessar o SEI?
Utilize seu usuário (sem o @unifesp.br) e senha da Intranet/Correio Unifesp.
2. A minha unidade poderá ter um usuário e senha?
Não. Os acessos ao SEI são pessoais e intransferíveis, não sendo possível acessar o sistema através do e-mail da unidade.
3. Sou aluno, como acessar o SEI?
Clique aqui para acessar o SEI como usuário externo.
É a pessoa autorizada a visualizar processos e documentos do SEI, que também pode obter autorização para assinar documentos disponibilizados para este fim. Qualquer cidadão interessado em processos da Unifesp pode se cadastrar no SEI como usuário externo.
Clique aqui para se cadastrar ou acessar o SEI como usuário externo.
5. Como fica o Sistema Trâmite e os processos em papel?
Desde o dia 09/12/2016 o SIE está aberto somente para tramitação de processos já existentes na Unifesp. Após esta data, todos os novos processos administrativos e financeiros deverão ser criados no SEI. Os processos físicos poderão continuar em papel ou poderão ser digitalizados e migrados para o SEI, a critério de cada unidade.
6. E para o Hospital São Paulo (HSP), como fica o uso do Sistema Trâmite e do SEI?
O Sistema Trâmite continuará disponível tanto para abertura quanto para tramitação de processos físicos no HSP. No entanto, para os servidores da Unifesp lotados no HU, processos relativos a questões de RH deverão ser abertos no SEI (procure a Divisão de Gestão de Pessoas do HSP).
7. O SEI é acessível pela Internet?
Sim. O SEI é um sistema 100% web e pode ser acessado de qualquer lugar da Internet, não necessitando ser instalado no computador.
8. Qual navegador (browser) devo usar para acessar o SEI?
O SEI é compatível com Firefox, Google Chrome ou Internet Explorer, porém apresenta maior compatibilidade com o Firefox (recomendado). Caso você observe problemas no preenchimento de documentos, experimente utilizar o Firefox.
9. O que é o SEI?
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.
Saiba mais sobre o SEI na aba Sobre.
10. O que é assinatura eletrônica? (Fonte: Documento TRT-4)
No SEI a assinatura eletrônica consiste em utilizar o usuário e senha para assinar um documento. A assinatura eletrônica ou digital garante ao destinatário que o documento não foi alterado ao ser enviado (integridade) e ainda comprova a autoria do emitente (autenticidade). Os documentos assinados no SEI exibirão as assinaturas eletrônicas ao final da página e é possível confirmar a autenticidade neste link.
11. A assinatura eletrônica é legal?
Sim! O Decreto 8539 de 08 de outubro de 2015 regulamenta o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
- Quem pode obter acesso ao SEI/UNIFESP?
- Como solicitar acesso ao sistema?
- Qual navegador utilizar para acessar o SEI/UNIFESP?
- Como acessar o SEI/UNIFESP?
- Barra deFerramentas
- Menu Principal
- Tela “Controle deProcessos”
- Tela do Processo
- Tela doDocumento
- Como faço para ter acesso ao manual do SEI/UNIFESP?
- Como iniciar um processo no SEI/UNIFESP?
- O que fazer com os processos físicos (em papel) que estão em andamento na minha unidade?
- Posso eliminar os documentos e processos que foramdigitalizados?
- Como alterar dados iniciais de umprocesso?
- Como produzir um documento no SEI/UNIFESP?
- Como produzir um documento que não consta na lista de tipos de documentos do SEI/UNIFESP?
- Como editar um documento produzido no SEI/UNIFESP?
- Como incluir um documento existente em suporte papel (ofício, despacho, nota técnica etc.) em um processo do SEI/UNIFESP?
- Como autenticar as cópias geradas pela digitalização de documentos ou processos?
- Trabalho em uma unidade de protocolo do UNIFESP. Como devo proceder ao receber um documento ou um processo físico?
- É possível aproveitar um documento muito utilizado como modelo para a unidade?
- Como excluir um documento de um processo do SEI/UNIFESP?
- O que é assinatura eletrônica?
- A assinatura eletrônica é legalmente válida?
- Como assinar eletronicamente documentos internos no SEI/UNIFESP?
- Como tramitar um processo para outra unidade?
- Como tramitar vários processos de uma vez para outra unidade?
- Quero enviar um processo para uma unidade que não consta na relação do SEI/UNIFESP. Como devo proceder?
- Como receber um processo de outra área no SEI/UNIFESP?
- Como inserir anotações/orientações em um processo?
- Como inserir marcadores em um processo?
- Como concluir um processo no SEI/UNIFESP?
- Como reabrir um processo no SEI/UNIFESP?
- Como anexar um processo a outro no SEI/UNIFESP?
- Como relacionar um processo a outro no SEI/UNIFESP?
- Como atribuir um processo do SEI/UNIFESP a uma pessoa específica?
- Como enviar por e-mail documentos relacionados a um processo do SEI/UNIFESP?
- Como pesquisar informações, documentos ou processos no SEI/UNIFESP?
- Não tenho o número de protocolo do processo. Como localizá-lo?
- Como exportar documentos de um processo no SEI/UNIFESP?
- O SEI/UNIFESP permite restrição de acesso aos documentos e processos?
- Estou com dificuldades com o SEI/UNIFESP. Quem pode me ajudar?
ACESSO AO SISTEMA
- QUEM PODE OBTER ACESSO AOSEI/MF?
O SEI/MF está disponível tanto para usuários internos do Ministério, quanto para usuários externos, mediante prévia autorização do órgão.
Perfis de Usuários
Os perfis dependem da atividade que o usuário irá executar no sistema. Para usuários internos, estão disponíveis os seguintes perfis:
- Arquivo: permitido aos servidores e colaboradores das unidades deArquivo;
- Auditoria: permitido aos servidores titulares das unidades e aos auditores dos órgãos externos de controle, quando for ocaso;
- Básico: destinado ao acesso de recursos básicos para qualquer usuário no SEI com prerrogativa de assinatura dedocumentos;
- Básico sem assinatura: destinado ao acesso de recursos básicos para usuário no SEI sem prerrogativa de assinatura de documentos como, por exemplo, estagiários e terceirizados;
- Cadastrador: permitido aos servidores com prerrogativa de habilitar usuários noSEI.
O usuário externo – pessoa autorizada pelo órgão – tem a prerrogativa de visualizar determinados processos e documentos do SEI/MF, e também pode obter autorização para assinar documentos disponibilizados para esse fim.