Universidade sem papel

Foi criada a Comissão de Informatização dos Processos Institucionais da Unifesp, que é o "pontapé" inicial para uma possível implantação do SEI - Sistema Eletrônico de Informações.

O SEI é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, desenvolvido pelo Tribunal Federal da 4ª Região (TRF4).

 

O Ministério da Justiça já utiliza o sistema e já conseguiu algumas reduções muito relevantes, segue:

  • Redução de 10 dias úteis para 1 dia útil na assinatura de contratos e convênios;
  • Redução de 99% no tempo de tramitação;
  • Redução de 50% no valor do contrato com a ECT;
  • Redução de 60% no valor do contrato de impressão.

Estatísticas MJ

Algumas das principais facilidades do SEI é que pode ser acessado pelos navegadores Google Chrome, Internet Explorer e Firefox, e sistemas operacionais como, Windows, Linus, IOS e Android. Com isso tendo a opção de acessar em tablets e smartphones.

Cerca do 50 órgãos públicos já utilizam o SEI, como: TRFs 1ª e 3ª Regiões, Prefeitura de São Paulo, Anatel, Universidades Federais do Rio Grande do Sul e Campina Grande, Ministérios da Defesa, Justiça, Comunicações, Desenvolvimento Agrário, Trabalho e Emprego, Transportes, entre outros.

Outros mais de 50 órgãos já estão em processo de implantação.

Lembrando que a aquisição de todo o sistema é em software livre. Portanto, não haverá custo nenhum à Unifesp. Com essa implantação, haverá uma redução de despesas em várias contratos existentes.

O projeto PEN - Processo Eletrônico Nacional é de iniciativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG.

A iniciativa pela Unifesp é da Profª. Drª. Isabel Cristina Kowal Olm Cunha e do Prof. Dr. Pedro Caldas Chadarevian, Pró Reitora e Pró Reitor Adjunto, respectivamente, da Pro Reitoria de Administração. 

http://prezi.com/vox_wkep0qzj/?utm_campaign=share&utm_medium=copy