Fundacentro inicia implementação do Sistema Eletrônico de Informações

Por ACS/ Alexandra Rinaldi em 10/04/2018

Em atendimento ao Decreto nº 8.539 de 8 de outubro de 2015, a Fundacentro iniciou a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

O SEI tem como objetivo substituir o uso de papéis para os processos gerados nas áreas, sendo considerado uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos que integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), de iniciativa de entidades da administração pública.

Economia, praticidade e celeridade são as três palavras que resumem o software SEI, de acordo com o grupo encarregado para coordenar e executar sua implementação. O grupo foi constituído por portaria interna e é formado por Guilherme Koreeda, Luis Fernando Salles Moraes, Adriano Rogério Chinellato, Carlos Alberto de França, Humberto Moreira da Silva, Marcelo Prudente de Assis, Norisvaldo Junior, Angela Tanieska Scarlato e Sergio Antonio dos Santos.

Em fase inicial de implementação, esta semana começam os cursos de agentes multiplicadores que terão a missão de informar seus respectivos setores sobre o uso correto do SEI.

Para Guilherme Koreeda, um dos integrantes do grupo, é importante observar logo no inicio da implementação, a aceitabilidade dos servidores e o tempo que cada um levará para absorver as informações, lembrando que os processos sempre foram gerados em papel.

Outro integrante que compartilha da mesma idéia é Luis Fernando Salles Moraes que observa a implementação do SEI como uma “quebra de paradigma” na medida em que haverá uma mudança no modo de trabalho dos servidores.

Visitas

Para compreender como de fato funciona o SEI, os servidores Luis Fernando Salles Moraes, Norisvaldo Junior, Guilherme Koreeda, Carlos França e Adriano Rogério Chinellato realizaram visitas na sede da Prefeitura de São Paulo, no Tribunal Regional Federal 3 e na Unifesp. Na universidade, os servidores foram recebidos por Claudio Jeronimo Lemos e Cynthia Akemi Kuroki, ambos da Pró-Reitoria de Administração.

Acordo

Para atingir resultados na eliminação no uso de papéis, otimização na rotina de trabalho, melhoria na gestão do conhecimento e melhoria da transparência institucional foi firmado entre a Fundacentro e o Ministério do Planejamento, Acordo de Cooperação Técnica que concede à entidade a cessão do direito de uso do software Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

O Acordo, que tem como gestor, o Assessor Técnico da Diretoria Executiva da Fundacentro, Allan David Soares, tem vigência de sessenta (60) meses.

Próximos passos

Nesta semana, o primeiro processo eletrônico do SEI iniciou seu trâmite na área financeira da Fundacentro. Iniciou-se, também, o treinamento, com a presença de dois instrutores da ESAF, que irão formar, nas dependências da Fundacentro, agentes multiplicadores originários de todas as áreas do Centro Técnico Nacional e das Unidades Descentralizadas. “A ideia é que cada agente multiplicador seja capaz de repassar as informações aos seus pares”, observa Guilherme.

O grupo também planeja desenvolver um manual nos moldes do Manual do Ministério do Planejamento, com o objetivo de auxiliar os servidores com dúvidas mais elementares.