A Revolução Sandinista na Nicarágua em 1979 foi a última revolução popular do século XX. O que foi o sandinismo? Como chegaram ao poder? Qual o seu projeto? Por que perderam as eleições dez anos depois? O governo atual de Daniel Ortega, é herdeiro do sandinismo?
Neste sábado, discutiremos esta extraordinária experiência latino-americana, pouco conhecida pelos brasileiros. Será a primeira atividade do Realidade Latino-Americana: América Central, um processo de investigação coletiva que culminará em um estudo de campo previsto para 2021. O projeto será apresentado logo após a discussão sobre o sandinismo.
Convidados:
Ana Mercedes Sarria Icaza. Doutora em Ciências Sociais pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Humberto Meza. Graduado em Comunicação Social pela Universidad Centroamericana da Nicarágua e doutor em Ciências Políticas pela Unicamp. Pesquisados de pós-doutorado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
María Mercedes Salgado. Ex-diplomata do governo nicaraguense sandinista no Brasil. Doutoranda em Sociologia pela Universidade de São Paulo.