CAAF|Unifesp irá realizar seu 1º Simpósio Direitos humanos e Lutas Sociais

simposio carrossel

É com imenso prazer que o CAAF|Unifesp irá realizar seu 1º Simpósio Direitos humanos e Lutas Sociais. As alunas e alunos da turma de 2019 do curso de especialização em Direitos Humanos e Lutas Sociais irão apresentar seus trabalhos de conclusão de curso, juntas e juntos iremos debater temas e questões referentes a defesa dos Direitos Humanos, a atualidade das questões referentes aos Direitos Humanos e a Violência de Estado, e suas interfaces e desdobramentos na educação, na vida de pessoas trans e na cultura; pretendemos ainda discutir as relações entre ensino e produção de conhecimento em direitos humanos no âmbito da universidade pública.

O simpósio será transmitido ao vivo em facebook.com/caafunifesp01.

Será dado certificado com carga horária para quem se inscrever no link.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 24 de novembro

14:00h às 15:30h – A atualidade dos Direitos Humanos

Thiago Luís da Silva | Do ressentimento à resistência: subjetivação e violência de Estado no Brasil pós-ditadura.

Nayza Palo | Cartografia comunitária: ação territorial e narrativas de camponesas na metrópole de São Paulo

Regiane Silva | Mulheres e política

Comentadora: Janaína Teles. Historiadora e professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

16:00h às 17:30 horas – Direitos Humanos e educação

Laís Lima | A transformação da realidade: a educação na média complexidade da assistência social

Sérgio Santos| Projeto Africanidades: proposta de uma educação antirracista

Comentadora: Marina Mello. Professora da Unifesp, interessada nas temáticas relacionadas a raça, gênero e perspectivas decoloniais na educação. Membro do NEAB/Unifesp.

Dia 25 de novembro

14:00h às 15:30h - Direitos Humanos e cultura

Camila Jurado | A transformação do Maracatu de Baque Virado e a experiência do Movimento de Empoderamento Feminino Baque Mulher

Marilene Maciel e Natalia Cruz | Cidade Ademar: carestias, capoeiras e feiras

Comentadora: Patrícia Cerqueira dos Santos. Professora de História da Rede Municipal de São Paulo, mestre em História Social (PUC-SP), coordenadora adjunta do Instituto Latino Americano de Tradições Afro Bantu (Ilabantu).

16:00h às 17:30h - Mesa 4 – Direitos Humanos e vidas trans

M. Alessandra Souza | Transcidadania: uma resposta às lutas sociais dos movimentos de travestis e transexuais na garantia por direitos humanos

Comentadora: Paola Alves de Souza. Historiadora, doutoranda no Instituto de Psicologia da USP, professora da faculdade FZL, coordenadora da equipe de recrutamento do Projeto 15-19 vinculado a Faculdade de Medicina da USP.

18:00h – Enceramento do Simpósio | Direitos humanos, pesquisa e ensino na universidade

Edson Teles e Bruna Benevides