Evento, gratuito e online, traz uma vasta programação, que conta com palestras, sessões científicas e atividades culturais; inscrições foram prorrogadas
Começa hoje (21) o Congresso Acadêmico da Unifesp 2021, tradicional evento que reúne atividades de graduação, pós-graduação e extensão de diversas áreas do conhecimento. Com o tema “Universidade em Defesa da Vida”, o congresso ocorre de forma totalmente online e gratuita e teve as inscrições prorrogadas, que podem ser feitas por meio deste link. Mais de 18 mil pessoas já se inscreveram e a participação no congresso dará direito a um certificado de participação, que poderão ser aproveitados em atividades complementares da graduação e como créditos na pós-graduação. Os(as) inscritos(as) poderão ainda criar uma agenda personalizada, utilizando a Plataforma Virtual do Congresso Acadêmico Unifesp 2021.
O congresso tem como objetivo principal integrar os programas acadêmicos existentes nas Pró-Reitorias de Graduação (Prograd), Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) e de Extensão e Cultura (Proec) da Unifesp e apresentar a toda comunidade, por meio de sessões científicas conjuntas, o trabalho desenvolvido nos diferentes campi da universidade em todas as áreas do conhecimento.
No total, serão realizadas 52 palestras que debaterão diversos temas, como pandemia de Covid-19, defesa do meio ambiente, tecnologia, formação de professores, entre outros. A edição deste ano registrou também o recorde de trabalhos submetidos (2.183), que poderão ser acompanhados em 12 salas simultâneas diariamente.
A Palestra Magna que abre o evento no dia 21 será ministrada pelo cientista Miguel Nicolelis, um dos maiores nomes da ciência nacional, e terá como tema “A Pandemia de Covid-19 no Brasil e no Mundo”. Em sua apresentação, Nicolelis compartilhará sua experiência na coordenação do maior comitê científico de combate ao coronavírus no Brasil e seus estudos acerca da dinâmica do vírus e da Covid-19 em todo o mundo, em busca de evidências que pudessem orientar governadores e a população em ações para a diminuição dos efeitos devastadores da pandemia na saúde e na economia.
"Considerando o papel da universidade pública de discutir os problemas sanitários, sociais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, entre outros, que afligem a sociedade, essa edição do Congresso Acadêmico destaca a defesa da vida e a valorização da dignidade humana com base na ciência e nos valores democráticos. Diálogos, debates e decisões precisam ser pautados por decisões científicas e políticas que defendam a vida, a democracia e a redução das desigualdades econômicas e sociais", destaca a comissão organizadora.
Serviço: Congresso Acadêmico Unifesp 2021 - Universidade em Defesa da Vida Data: de 21 a 25 de junho Inscrições abertas: clique aqui Mais informações: Página do Congresso Acadêmico Unifesp 2021 Programação completa: neste link |