Congresso Acadêmico Unifesp 2021 termina com número recorde de trabalhos

No total, foram 2.183 trabalhos submetidos por 7.300 autores(as), além de mais de 23 mil pessoas inscritas

Realizado de forma totalmente virtual e gratuita ao longo dos últimos cinco dias, o Congresso Acadêmico Unifesp 2021 - Universidade em Defesa da Vida chegou ao fim nesta sexta-feira, 25 de junho. Em sua sétima edição, o evento teve como objetivo valorizar e reconhecer o trabalho realizado pelas instituições públicas de pesquisa, ciência e tecnologia durante a pandemia de covid-19.

O congresso reuniu as atividades de graduação, pós-graduação e extensão da universidade a fim de apresentar a toda comunidade, por meio de sessões científicas conjuntas, o que é produzido nos diferentes campi da instituição em todas as áreas do conhecimento. Foram 2.183 trabalhos submetidos – número recorde de inscritos na história do evento – por 7.300 autores(as). Como novidades deste ano, destaque para as mesas sobre pesquisas em rede, apresentação de TCCs da graduação e especialização, a presença das residências e as bancas sociais, promovidas pela Agência de Inovação Tecnológica e Social (Agits).

Ao total, mais de 23 mil pessoas se inscreveram – sendo quase 40% de público externo – para acompanhar, em 11 salas simultâneas e abertas à sociedade, as 200 sessões científicas e 52 palestras com a participação de 213 convidados(as) nacionais e internacionais e 647 debatores(as), que discutiram temas envolvendo educação, saúde, tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade, questões sociais e pandemia, entre outros. Elas contabilizaram mais de 370 horas de conteúdos diários, das 9h às 21h, com grande interação entre os(as) participantes por chat.

A palestra magna que abriu o evento foi ministrada pelo cientista Miguel Nicolelis, um dos principais nomes da ciência nacional. Com o tema A pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo, em sua exposição, ele compartilhou sua experiência na coordenação do maior comitê científico de combate ao coronavírus no Brasil e seus estudos acerca da dinâmica do vírus e da covid-19 em todo o mundo. Houve também a apresentação do Coral Unifesp, dentre as 21 atividades que integraram a programação artístico-cultural do Congresso Acadêmico.

Para que tudo isso se tornasse possível, estiveram diretamente envolvidos na realização e divulgação do congresso 52 profissionais de Tecnologia da Informação, 14 de Comunicação, bem como 40 técnicos(as) administrativos de diversos campi que atuaram como auxiliares nas sessões, as quais tiveram tradução e interpretação em Libras.

Avaliação das organizadoras

"Fiquei muito honrada com o convite para coordenar, novamente, a sétima edição desse importante encontro da nossa universidade. Um encontro que, no formato virtual, se expandiu e abraça agora a sociedade. Universidade aberta e sociorreferenciada, discutindo temas relevantes e instigantes com a sociedade. Universidade defendendo a ciência e a vida. Esse é o nosso papel, a nossa missão como universidade pública. Terminamos mais um congresso elaborado pelas mãos das comissões central e locais, da nossa TI, do nosso DCI, diretores, Agits e com o apoio dos nossos estudantes e docentes. Obrigada a todos(as)", expressou a professora Gabriela de Brelàz, presidente do Congresso Acadêmico 2021.

A professora Maria Angelica Minhoto, vice-presidente do Congresso Acadêmico 2021, também manifestou sua honra e alegria em poder trabalhar, mais uma vez, na organização do congresso, junto com um número expressivo de colegas, cujo engajamento tornou possível esse evento. "Nesta sétima edição, a Unifesp mostra novamente o alto nível de sua produção cultural e científica, em diferentes áreas do conhecimento, e reafirma a sua interlocução com a sociedade. Nossa instituição avança em seu propósito de tornar a ciência acessível e mostra o seu valor público para a sociedade. Neste momento histórico, desolador em virtude dos milhares de vidas ceifadas pela covid-19, a Unifesp segue em defesa da vida, como um espaço vibrante e atrativo às novas gerações pelo trabalho cotidiano e talentos que cultiva e revela. Obrigada a todos(as)", concluiu.