Unifesp fará pesquisa na maior ocupação artística da América Latina

Projeto foi contemplado em edital de financiamento da Fapesp

Por Lauren Steffen

Ouvidor 63

"Performance com pirotecnia do artista Bryan Meza defronte à ocupação Ouvidor 63, da qual é um dos integrantes. Autor: Pedro Arantes"

O projeto de pesquisa Ocupações: arte, espaço e reinvenção da vida cotidiana a partir da ocupação cultural Ouvidor 63 em São Paulo, coordenado pelo professor Pedro Fiori Arantes da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas do Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi uma das propostas aprovadas na chamada para financiar pesquisas em Linguagem, Comunicação e Artes (LinCAr) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Foram selecionados 21 projetos em Linguagem, Comunicação e Artes para contribuir com políticas públicas e a problematização de processos linguísticos e criativos. São 14 propostas de Auxílio à Pesquisa – Regular, dentre elas o projeto de extensão da Unifesp, e sete propostas de Auxílio à Pesquisa – Temático.

O projeto Ocupações tem como objetivo identificar mecanismos de "construção de mundo" durante os processos sociais de ocupação e intervenção no Ouvidor 63, um prédio público abandonado, de 13 andares, que foi ocupado há 8 anos por artistas no centro de São Paulo. Para o professor Pedro Fiori Arantes, “o mais interessante de destacar é que se trata de uma pesquisa colaborativa, que ocorrerá com um escritório montado dentro da maior ocupação artística da América Latina. Será um projeto experimental e inovador de pesquisa-ação, com 100 artistas de diversas partes do mundo, que contará com bolsistas da academia e da própria ocupação”. Entre os resultados, o projeto prevê a produção de um site e de uma publicação, além da realização de uma exposição e debate sobre o Ouvidor, que deverão ocorrer no Memorial da Resistência, na Estação Pinacoteca, em São Paulo.

O edital da Fapesp priorizou projetos apresentados por pesquisadores(as) com especialidades complementares, orientados à consecução de avanços no conhecimento sobre um ou mais dos 11 temas abrangidos pelo edital. Os temas foram: Arquivo; Arte e Tecnologia; Corpo, Performance e Estudos da Presença; Espaço e Tempo; Humano e Não Humano; Língua, Discurso e Sociedade; Memória e Trauma; Novas Historiografias e Métodos; Novas Textualidades, Intermedialidades, Transmidialidades; Patrimônio, Acervos e Coleções; Questões de Gênero, Raça e Etnia.

Acesse a lista completa de propostas aprovadas aqui.