Vem aí a Semana da Consciência Negra Unifesp!

Os 20 anos da Lei 10.639 e os Desafios da Educação Antirracista

Consciência Negra Portal

A Semana da Consciência Negra da Unifesp será realizada entre os dias 21 e 24 de novembro de 2023 e contará com atividades científicas e culturais, presenciais, on-lines e híbridas, em todos os campi nos horários das 12h às 14h e das 17h às 19h. O evento conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares, de Núcleos de estudos africanos e afro-brasileiros (Neabs) e de docentes das universidades públicas de São Paulo (UFSCar, UFABC, Unesp, Unicamp e USP).

Com o tema Os 20 anos da Lei 10.639 e os Desafios da Educação Antirracista, a semana visa reunir a comunidade acadêmica e externa da Unifesp em torno de temáticas como religião, moda, política, artes e culturas africanas e afro-brasileiras para que possam ser cada vez mais reconhecidas e incorporadas ao cotidiano da instituição. Além disso, o evento busca promover ações que incidam em políticas públicas comprometidas com a equidade racial e com o antirracismo.

O seminário Políticas Antirracistas no Ensino Superior é a primeira dessas ações. Iniciado em junho, durante o Congresso Acadêmico da Unifesp, teve uma das sessões com o tema Identidade, pertencimento e presença negra na Universidade e contou com a participação das docentes Diana Mendes (Unifesp), Ellen Souza (Unifesp) e Iracema Nascimento (USP) e dos docentes Deivison Faustino (Unifesp) e Valter Silvério (UFSCar).

A segunda mesa do seminário foi realizada em agosto na Universidade de São Paulo. O tema Políticas de contratação de docentes negras e negros em universidades públicas foi debatido por Adriana Franco (Unifesp), Eunice Prudente (USP), Rodrigo Ednilson (UFMG), Rogério Monteiro (USP) e a Iracema Nascimento (FEUSP).

O terceiro encontro aconteceu em 13 de setembro com a discussão sobre Currículo Antirracista e Ensino Superior, com a participação de Débora Jeffrey (Unicamp) e Tatiane C. Rodrigues (UFSCar).Em outubro, a UFABC sediará o seminário com a mesa Financiamento público e institucionalização dos Neabs, contando com a participação de Acacio Santos (UFABC) e Ana Cristina Juvenal (UFSCar).

Em novembro, o seminário será realizado na Unesp, Campus Marília, para debater Ações afirmativas nas agências de fomento à pesquisa.

As demais atividades da Semana da Consciência Negra 2023 estão sendo organizadas com intensa participação da comunidade estudantil e comunidades do entorno dos campi e logo serão divulgadas no site do evento.

Serviço:
Semana da Consciência Negra