Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Com 20 anos de trajetória, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
Instituída por decreto presidencial em 9 de junho de 2004, é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.
Com atuação descentralizada, a SNCT tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
A ciência existe para encontrar respostas para os problemas, para cuidar e melhorar a vida das pessoas.
Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, são realizadas, em todo o país, feiras e mostras científicas, palestras, cursos, oficinas, experimentos, atividades de observação do céu e visitas a museus e instituições de ciência e tecnologia.

Nesta proposta, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pretende participar ativamente e de forma colaborativa, com seus campi, na 20° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável".
O objetivo central é promover um diálogo transversal entre os diferentes campi da Unifesp e a comunidade em geral sobre a importância das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável do país. Durante a semana, serão realizadas uma série de atividades que visam engajar estudantes, professores, pesquisadores e o público em geral. Dentre as iniciativas propostas, destacam-se palestras, mesas-redondas, workshops, cursos e exposições interativas, abordando temas relacionados às ciências básicas e sua importância para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Além disso, serão promovidas atividades de popularização da ciência, com o intuito de demonstrar de forma acessível e envolvente como as ciências básicas contribuem para a construção de uma sociedade mais plural, equitativa, pacífica e próspera.
Essas atividades incluirão experimentos práticos, demonstrações interativas e apresentações audiovisuais, buscando despertar o interesse e a curiosidade do público em relação aos fundamentos científicos. Com a participação de todos os campi da Unifesp, essa proposta busca fortalecer a integração entre as diferentes áreas do conhecimento e incentivar a colaboração multidisciplinar. Além disso, pretende-se fomentar o engajamento da comunidade acadêmica na promoção da ciência básica e do desenvolvimento sustentável, estimulando a conscientização sobre o impacto das pesquisas científicas na resolução dos desafios socioambientais.
Ao final da SNCT, espera-se que os participantes tenham ampliado seus conhecimentos sobre a importância das ciências básicas, compreendido a sua relação com o desenvolvimento sustentável e se sentido motivados a contribuir para o avanço científico e tecnológico do país.