Abertura da Semana da Consciência Negra da Unifesp discutirá os 20 anos da lei nº 10.639 e os desafios da educação antirracista

A palestra acontece em 21/11, às 17h

Abertura SCN portal

Faltam poucos dias para o início das atividades da Semana da Consciência Negra da Unifesp (SCN). A palestra de abertura abordará o tema do evento, Os 20 anos da lei nº 10.639 e os desafios da educação antirracista, e terá como palestrantes Petronilha Gonçalves (Universidade Federal de São Carlos), em depoimento gravado; e Andreia Kelly Marques (Secretaria de Educação - Prefeitura de Santos), Ellen de Lima Souza (Universidade Federal de São Paulo) e João Jorge Rodrigues (presidente da Fundação Cultural Palmares) presencialmente no Teatro Marcos Lindenberg, em São Paulo.

Além da palestra, a abertura contará com as apresentações culturais do Coral Unifesp e da cantora Thulla Melo.

Para quem tiver interesse em assistir, mas não puder comparecer, a abertura será transmitida pelo canal Unifesp Ao Vivo no YouTube.

A SCN conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares, de Núcleos de estudos africanos e afro-brasileiros (Neabs) e de docentes das universidades públicas de São Paulo (UFSCar, UFABC, Unesp, Unicamp e USP).Sobre os(as) palestrantes da mesa de abertura:

Andreia Kelly Marques
Mestre em História. É professora de língua portuguesa e ensino religioso. Tem experiência na área de Educação e formação de professores(as), atuando principalmente em temas como identidade étnica, negritude, educação, literatura e história.

Ellen de Lima Souza
Mestre em Educação. É professora adjunta da Unifesp e pesquisadora no Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência). Coordenadora do grupo de pesquisa Laroyê, atuando principalmente em temas como territórios negros, racismo religioso, educação das relações étnico-raciais, filosofia da infância e educação antirracista.

João Jorge Rodrigues
Presidente da Fundação Cultural Palmares. É escritor, palestrante, produtor cultural e advogado. Tem atuação marcada na área de Direito Constitucional, em temas como direitos humanos, cidadania para afrodescendentes, comunicação e cultura negra.

Petronilha Gonçalves
Professora emérita da Universidade Federal de São Carlos. Responsável pela relatoria das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, que normatizam a implementação da lei. Dentre suas atividades de ensino, pesquisa e extensão em educação destacam-se temas como relações étnico-raciais, práticas sociais e processos educativos, políticas curriculares e direitos humanos na perspectiva étnico-racial.

Sobre o evento

A programação que integra a Semana da Consciência Negra será realizada entre os dias 21 e 24 de novembro de 2023 e contará com atividades científicas e culturais, presenciais, on-lines e híbridas, em todos os campi nos horários das 12h às 14h e das 17h às 19h. O evento visa reunir a comunidade acadêmica e externa da Unifesp em torno de temáticas como religião, moda, política, artes e culturas africanas e afro-brasileiras para que possam ser cada vez mais reconhecidas e incorporadas ao cotidiano da instituição. Além disso, busca promover ações que incidam em políticas públicas comprometidas com a equidade racial e com o antirracismo.

Serviço:
Abertura da Semana da Consciência Negra da Unifesp
Local: Teatro Marcos Lindenberg - Rua Pedro de Toledo, 697 - 2º andar, São Paulo/SP
consciencianegra.unifesp.br
Inscreva-se!