Logotipo comemorativo dos 30 anos da Unifesp é lançado

Mesa de abertura do evento foi composta, da esquerda para a direita, por Maria Lucia Formigoni, Raiane Assumpção e Lia Bittencourt
Mesa de abertura do evento foi composta por Maria Lucia Formigoni, Raiane Assumpção e Lia Bittencourt (da esq. p/ a dir.)

logotipo comemorativo dos 30 anos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi lançado nesta sexta-feira, 15 de dezembro, em evento realizado no anfiteatro da Reitoria e transmitido pelo canal Unifesp Ao Vivo no YouTube, marcando o início das celebrações dos 30 anos da instituição.

Participaram da mesa de abertura do encontro a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, a vice-reitora, Lia Bittencourt, e a presidente da Comissão Organizadora dos Eventos Comemorativos dos 30 anos da Unifesp, Maria Lucia Formigoni.

Raiane Assumpção durante o evento de lançamento dos 30 Anos da Unifesp

“Um dos objetivos do nosso ano comemorativo dos 30 anos é conhecer a Unifesp e torná-la ainda mais conhecida externamente. Para isso, é essencial a participação ativa de toda nossa comunidade”, convidou Formigoni.

Para a vice-reitora, são 30 anos de muita batalha, com trabalho árduo em busca de verbas, fomento, em ações inclusivas, em melhorias nas tecnologias de ensino e na comunicação com a sociedade. “E vamos agora para esse ano de celebração de 30 anos, e que a gente mantenha nossa alegria de pertencer à Unifesp”, disse Bittencourt.

O chefe de Gabinete, Dan Levy, durante a apresentação das ações em comemoração dos 30 anos da UnifespO diretor interino do DCI/Unifesp José Luiz Guerra, explicou a proposta do logo comemorativo
O chefe de Gabinete, Dan Levy, e o diretor interino do DCI/Unifesp, José Luiz Guerra

Ainda durante o evento, o chefe de Gabinete da Reitoria, Dan Rodrigues Levy, apresentou as ações previstas para 2024 em comemoração aos 30 anos da universidade e o diretor interino do Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp), José Luiz Guerra, explicou a proposta do logo comemorativo.

Ao finalizar o encontro, a reitora lembrou que a data de 15 de dezembro de 2023 marca também os 29 anos da Unifesp. “Hoje é um dia que temos que comemorar, porque são 29 anos de existência, de trabalho e de desafios que foram enfrentados. Então, marcamos essa data, enaltecendo o processo vivido e lançando um percurso que teremos de 1 ano de trabalho em nossa instituição”, ela concluiu.

Logo 20
Raiane Assumpção e Lia Bittencourt durante a mesa de abertura do evento

A escolha

Desenvolvido pelo designer gráfico Alexandre Nunes de Moura e Souza, do DCI/Unifesp, o logotipo foi escolhido por 48,6% dos votos da consulta on-line realizada com a comunidade universitária, entre os dias 7 e 11/12, da qual participaram 2.056 pessoas.

Lançamento 30 anos
Marca comemorativa dos 30 anos da Unifesp

Com as cores dos campi da Unifesp e baseado nas regras das 3 linhas (ensino, pesquisa e extensão), o logo foi criado com uma apresentação festiva, usando uma faixa em referência ao aniversário de 30 anos e blocos de cor dentro dos números para representar a construção da universidade e de seu espaço na ciência dos dias de hoje.

O logotipo será usado em ações de divulgação sem fins lucrativos, como projetos de pesquisa, pós-graduação, iniciação científica, publicações científicas e eventos, além de documentos internos da universidade durante o ano de 2024. As diferentes versões e arquivos do logotipo dos 30 anos da Unifesp estão disponíveis neste link.

Fotos: Alex Reipert