O Núcleo TransUnifesp recebeu o Prêmio Claudia Wonder. Concedido a personalidades trans que se destacam em diversas áreas de atuação, o prêmio fez parte da programação da 12.ª edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans, realizada entre 30/1 a 2/2 na SP Escola de Teatro. O evento contou com atividades presencias e on-line, transmitidas pelo canal da SP Escola de Teatro no YouTube.
Desde 2013, a iniciativa pioneira da SP Escola de Teatro promove uma série de ações voltadas para o debate sobre a tolerância e a diversidade, além de valorizar a cultura e o universo LGBTQIA+. Ao longo destes doze anos de evento, foram realizadas mesas de discussão, performances e ações que contaram com a participação de importantes nomes da luta LGBTQIA+, como Laerte, Phedra de Córdoba, Márcia Rocha, Kimberly Luciana, Ingrid Soares, Brenda Oliver e Renata Peron, entre outras estrelas que fizeram história ao celebrar lutas e conquistas dos corpos trans.
Criado em 2016, o Núcleo TransUnifesp, possui abrangência multicampi, multiescolas e institutos, multisaber e transdisciplinar, estando ligado à Coordenadoria de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de São Paulo e, na assistência, vinculado ao Hospital São Paulo e atua fortalecendo a comunidade nos âmbitos acadêmico, científico, político e social, no sentido de promover o bem-estar da população de travestis, mulheres transexuais, homens trans, de gênero não-binário e Intersexo.
*Com informações da página da SP Escola de Teatro