Projeto de extensão Rádio Paulistinha inicia segunda etapa em 2024

Ações visam ampliar o repertório linguístico, promover o uso consciente da tecnologia e fortalecer o protagonismo dos estudantes

Rádio Paulistinha

O Núcleo de Educação Infantil (NEI Paulistinha), escola de ensino básico vinculada à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), iniciou em abril a segunda etapa do projeto de extensão Rádio Paulistinha. Trata-se de uma parceria estabelecida em 2023 entre a escola e o Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp). Em 2024, a escola infantil atuará por meio de duas ações, os programas Lanche Filosófico e o programa Ciência na Rádio. Ambos foram elaborados pela jornalista Valquíria Carnaúba junto aos demais membros do projeto de extensão, Ana Paula Santiago, Dilma Antunes e Gabriel Valim Alcoba Ruiz.

No ano passado, a Rádio Paulistinha desenvolveu ações com crianças dos 2.os anos (manhã e tarde) e dos 4.os anos (manhã e tarde), contando com a mediação das professoras e da coordenação do ensino fundamental. Com o(a)s estudantes do 2.° ano, foram pensados podcasts sobre temas escolhidos pelo(a)s pequeno(a)s, como animais, cotidiano escolar e culinária.

Já com o(a)s estudantes dos 4.os anos, foram elaborados programas de entrevista com convidados externos. As crianças estavam sendo orientadas pelas professoras para realizarem pesquisas sobre o universo, no âmbito das Ciências Naturais e da Terra, e cada grupo se concentrou em um assunto específico, como estrelas e constelações, foguetes, OVNIs e buracos negros.

Para complementar os objetos de suas pesquisas, os grupos dos 4.os anos foram encorajados a entrevistar os docentes do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp), Leonardo André Testoni, Rodolfo Valentim e Nadja Simão Magalhães, o mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Fernando Guilger, o graduando em Física pela Universidade de São Paulo (USP), Arthur Biasotto Gomes, e o docente de ensino profissional do Instituto Federal de São Paulo, Carlos Frajuca.

A proposta da ação Lanche Filosófico consiste na produção e edição de programas quinzenais ou mensais de rádio, no formato podcast, em que as crianças abordem assuntos de interesse da sociedade contemporânea (meio ambiente, inteligência artificial, concentração de renda) à luz de problematizações e reflexões sobre temas da Filosofia. A mediação filosófica é conduzida pelo extensionista Gabriel, que também é doutorando em Filosofia pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos e coordenador de pesquisa, extensão e estágio do NEI-Paulistinha.

"Buscamos, por meio deste projeto, desenvolver nas crianças as competências necessárias para a discussão filosófica, tais como o respeito ao tempo de fala, a capacidade de escuta, a criatividade argumentativa e a reflexão sobre as próprias crenças a partir de problematizações éticas, epistêmicas, estéticas, entre outros enfoques", detalha. O primeiro programa foi realizado com mais de 15 crianças e girou em torno da questão da Inteligência Artificial e as questões éticas envolvendo o uso do ChatGPT, conteúdos duvidosos na web, fakenews e até credibilidade da mídia.

Todas as ações desenvolvidas no escopo do projeto de extensão são pautadas na Educomunicação, prática que introduz elementos da mídia e da Comunicação no cotidiano escolar, a fim de ampliar o repertório linguístico, promover o uso consciente da tecnologia, e fortalecer o protagonismo das crianças, respeitando a pluralidade dos sujeitos na escola. Por meio dessas ações, ainda, as crianças têm a oportunidade de consolidar os conteúdos didáticos abordados em sala de aula e ampliar esse conhecimento por meio das trocas realizadas nas gravações, seja entre colegas de sala, seja com pesquisadores externos ou mesmo funcionários da escola.

Vale lembrar que, diante de várias discussões presenciadas nos últimos anos, como a proibição de celulares em salas de aula e os riscos das redes sociais ao desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, o trabalho de conscientização sobre a relação cada vez mais estreita entre educação, comunicação e tecnologia torna-se central nas escolas.

Todos os programas produzidos em 2023 e 2024 podem ser acessados neste link.