Nota a respeito do corte no orçamento de capital das Universidades Federais

Como anunciado anteriormente, o Ministro da Educação afirmou, em 12 de maio de 2015, que a manutenção das Universidades Federais seria preservada dos cortes; restava ainda o anúncio sobre os recursos de capital.
Após várias semanas de espera, no dia 11 de junho, o MEC anunciou um corte (redução no limite de empenho) de 47% nos orçamentos de capital em todas as Universidades Federais. No caso da Unifesp, isso representa uma redução de R$ 25 milhões em investimentos em projetos, obras, acervos, equipamentos e mobiliário, entre outros bens de capital – orçamento que já estava aquém das nossas necessidades.

Diversas Universidades Federais e a Unifesp, em especial, estimuladas pelo governo federal nos últimos anos, vêm realizando uma enorme expansão de vagas, sem o planejamento e o investimento em infraestrutura à altura dessa ampliação, além da necessária modernização e regularização de nosso patrimônio construído.

Quando, recentemente, começamos a nos organizar para viabilizar o atendimento às demandas acumuladas em planejamento, projetos e obras, graças a uma ação coordenada de reitoria e as direções dos campi, novos servidores e novos procedimentos de trabalho, sobretudo na área de arquitetura e engenharia – fomos surpreendidos com um corte violento em nosso orçamento, que poderá comprometer e adiar diversas ações que já estavam maduras para início de obras, de diversos portes.

Assim, a Reitoria e os Diretores dos campi abaixo assinados protestam e reafirmam o compromisso com a Universidade Pública – que para tanto precisa de infraestrutura adequada. É o momento, em situação de estagnação e desemprego, de investir em obras de edifícios educacionais e seus equipamentos, como medida contracíclica. A “Pátria Educadora” precisa dos investimentos que lhe façam jus.

São Paulo, 17 de Junho de 2015.

Profa Dra. Soraya S. Smaili
Reitora