Núcleo de Formação Sociocultural na Zona Leste da Cidade de São Paulo

Publicado em: 28/10/2015

[Fotos:Atividades do dia 26/10 orientadas pela monitora Camila Teixeira Costa. Lembranças Ressignificadas e Construção de Novas Memórias: práticas artísticas para pessoas idosas] [Créditos: Tião Soares]

Em sua segunda fase iniciada em outubro de 2015, as atividades dos cursos de extensão e cultura na Zona Leste estão sendo realizadas em parceria com a ACDEM – Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo – que cedeu à Unifesp espaço para as atividades.  

Nessa fase, estão em andamento os cursos de extensão de cunho educativo e cultural – de 36 e de 48 horas – dirigidos às pessoas com deficiência e pessoas idosas da região. São cinco turmas:

  • Workshops de dança brasileira contemporânea destinada a pessoas idosas – com a monitora Andrea Costa Soares;
  • Lembranças ressignificadas e construção de novas memórias: práticas artísticas para pessoas idosascom a monitora Camila Teixeira Costa;
  • Práticas Artísticas para Pessoas com Deficiência – com a monitora Josivete Pereira da Silva;
  • Fotografia – destinada a pessoas com Deficiência – e Fotografia – destinada a pessoas Idosas –com a monitora Fernanda Procópio Mangiullo;

Núcleo de Formação Sociocultural na Zona Leste da Cidade de São Paulo

As monitoras tem a colaboração fundamental das auxiliares de Monitoria Daniela de Oliveira Sabino e Juciléia Alves dos Santos. Todas elas foram selecionadas por editais da FAP-UNIFESP, que apoia o Projeto. A coordenação institucional dos cursos é da Prof.ª Dr.ª Florianita Braga Campos e da Prof.ª Dr.ª Ana Hoffmann. Tião Soares é o Coordenador para as Atividades Presenciais.

Os cursos acontecem até o final do ano, uma vez por semana, na ACDEM, na Rua Miguel Rachid, nº 596.

Este projeto é uma parceria da Unifesp com o MinC e é fruto de mobilização do movimento cultural da zona leste junto àquele Ministério. Entre os objetivos do projeto estão o incentivo à capacitação da comunidade local para o aperfeiçoamento de ações educativas, culturais e de intervenção social, propiciando o desenvolvimento de ações autônomas da comunidade, além do fortalecimento das relações e articulações da Unifesp com movimentos sociais e culturais da região.  

Núcleo de Formação Sociocultural na Zona Leste da Cidade de São Paulo imagem 2

A Unifesp, com a perspectiva de instalar seu novo Campus na zona leste, a partir de 2016, utilizará as primeiras instalações para atividades de extensão universitária no antigo terreno da Fábrica Gazzarra, na Avenida Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores(para maiores informações:https://www.unifesp.br/campus/zonaleste/).Enquanto isso, estabelece parcerias na região para dar sequência às atividades, mantendo contato com entidades e movimentos culturais da Zona Leste a fim de mobilizar, conhecer e melhor atender as expectativas locais.

Em 2014, foram finalizadas turmas de quatro cursos do projeto: Sonoplastia ; Oficinas "Memória Viva Tietê" (Várzea Do Baixo Tietê); Oficina de Audiovisual/Cinema; O Teatro e o Corpo.

Núcleo de Formação Sociocultural na Zona Leste da Cidade de São Paulo imagem 3

A continuidade do projeto, até 2016, prevê os seguintes cursos para jovens e adultos que atuam na área:

Criação e Introdução à Dramaturgia “Literatura em Ação”; O Teatro e o Corpo; Cenotécnica; Figurino; Iluminação; Aproximação com o Universo Museal; Mapeamento Social, uma Cartografia Sensível.