A UNIFESP e o Encontro de Saberes

encontro saberes

A pró-reitora de Extensão prof. Florianita Braga Campos visitou o Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI/UnB) juntamente com a professora Ilana Goldstein (assessora para assuntos culturais da Proex) e com o prof. Alberto Ikeda, etnomusicista da UNESP, no dia 30/11. Foram recebidos pelo prof. José Jorge de Carvalho, coordenador do INCTI e pelas pesquisadoras Carla Águas e Leticia Vianna. E foi muito bem acolhida a adesão da Unifesp ao projeto Encontro de Saberes, que o instituto lidera com financiamento do MINC, englobando outra universidades, as brasileiras UFMinas Gerais, UFJuiz de Fora, UFPará, UFCeará, UFSul da Bahia e UFRecôncavo Baiano, além da colombiana Pontifícia Universidade Javeriana, numa rede nacional e na América Latina.

mapa rede

A visita foi inspiradora para a iniciativa da Proex, com um grupo de professores de diferentes campi, de outras universidades e a Associação Cachuêra, de criar a Cátedra Caapora a ser implantada em 2016 com objetivos similares desta rede de universidades, pois o Encontro de Saberes visa através da inciativa, conforme texto do INCTI, “sábios indígenas e afrodescendentes são convidados a ministrar aulas regulares nas universidades, estabelecendo um dialogo intercultural com a academia. Desde uma perspectiva pluriepistêmica, somos desafiados a estabelecer um encontro fronteiriço entre diferentes paradigmas civilizatórios, cada qual com seus sistemas de conhecimento, de maneira a contrariar o processo de invisibilização e exclusão ao qual as inúmeras civilizações que compõem nosso continente foram condenadas a partir da invasão colonial.”

seminario

As professoras citadas e também a profa Yanet Aguilera participaram do SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO ARTPISTICA E CULTURAL – de 01 a 03 de dezembro de 2015 – promovido pelo MINC com a intenção de organizar a rede nacional colaborativa, que reúna gestores, educadores, artistas, movimento social e sociedade civil em geral que contarão a partir de agora com uma Secretaria no MINC que leva o mesmo nome do seminário. Essa participação renderá para a Unifesp o planejamento e implantação do Plano de Cultura de cada campus para a composição de um Plano mais geral da universidade.