O Julho das Pretas

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de São Paulo divulga o Projeto Somos Todas Laudelinas, Carolinas, Periféricas na Universidade.

Clique na imagem para ampliar

projeto somos laudelinas

Evento da Unifesp celebra o Julho das Pretas.

Data marca o Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do projeto Somos Todas Laudelinas, Carolinas, Periféricas na universidade, promove o Julho das Pretas na Unifesp. A data será celebrada com a realização de atividades (oficinas, palestras, seminários) gratuitos e abertos ao público.

O dia 25 de julho é mais uma conquista das mulheres negras que partilham e comungam uma memória e história comum: a diáspora com todas as suas consequências. A data é a consagração de uma história, de uma luta que as mulheres negras de vários países da América Latina e Caribe reunidas em Santo Domingo, na República Dominicana em 1992, na realização do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, no qual criaram a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas.

O dia 25 de julho também foi consagrado por meio da Lei nº 12.987/2014, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Hoje no Brasil incluímos as mulheres indígenas e nossas irmãs imigrantes dos países andinos; pois não existe hierarquia na exploração e na discriminação.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 25 de julho. O curso ocorre de 27 a 31 de julho no anfiteatro da Reitoria da Unifesp.

Link para inscrições: http://phpu.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=14892