Georreferenciamento das ações de extensão da PROEC – Unifesp old

georreferenciamento 2019

As ações de extensão e cultura resultam da relação entre universidade e sociedade, por meio do processo formativo de estudantes e do encontro de saberes proporcionado por programas e projetos de extensão, entre outras atividades, de cunho cultural ou científico, e que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável.

acoes extensao2019

Ações de Extensão - PROEC/Unifesp

Em 2018, foram realizadas 879 ações extensionistas, sendo 27% de programas e projetos e o restante distribuídas em ações de extensão como cursos, eventos, e prestação de serviços.

Ofertamos 120 cursos de especialização e aperfeiçoamento em 2018, a maioria presencial com 1713 estudantes matriculados. Além disso, os cursos à distância são também responsáveis por um número expressivo de participantes, que em 2018 foi de 1063. A maioria dos cursos à distância são oferecidos por programas públicos estratégicos, por meio de convênios, editais e termos de execução descentralizados, como a Universidade Aberta do Brasil – UAB, Telessaúde Brasil Redes e a Universidade Aberta do SUS – UNASUS. Essa modalidade de programas implica em certa oscilação no número de ofertas ano a ano, e depende dos recursos federais para a abertura e ampliação de cursos.

tele saude2019

Tele Saúde - Unifesp

Os programas de residências médica e multiprofissional apresentam estabilidade ao longo dos anos, resultado de consolidação frente a sociedade e a comunidade acadêmica. Em 2018 foram contemplados 84 programas de residência médica, com 1041 residentes. Na residência multiprofissional foram 16 programas em 2018, com 383 residentes matriculados. As metas têm seu número definido pelo número máximo de bolsas.

Além da sua inserção local e regional por meio dos Campi e Unidades de Extensão, que são espaços físicos dos cursos e programas presenciais, a Unifesp tem ampliado sua rede de ensino à distância, tanto no Estado quanto no Brasil. Esta ampliação possibilita mudanças de perspectivas locais, regionais, através da permanência do estudante em sua localidade ou próxima a ela, em um permanente intercâmbio de conhecimento, cultura e desenvolvimento com a Unifesp.

supera fe2019

SUPERA e Fé na Prevenção - Unifesp