II SICED - Seminário Internacional de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional

O SICED tem como objetivo promover uma reflexão sobre os temas – comércio exterior e desenvolvimento regional –, buscando ajudar a criar uma cultura de comércio exterior para as pequenas e médias empresas, no sentido de demonstrar que pode ser um instrumento importante para a competitividade, a inovação e o desenvolvimento regional. O seminário justifica-se, também, como impulso para outras atividades com igual temática que se pretende realizar em 2019.

O evento tem por parâmetro a continuidade das atividades desenvolvidas pelo Comitê de Incentivo ao Comércio Exterior da Região Oeste (CICERO), de fomento do Comércio Exterior e do desenvolvimento regional. Pretende-se desenvolver um sistema que aproxime academia (centros de pesquisa na área de comércio exterior, desenvolvimento regional e relações internacionais), empresas e suas entidades, trabalhadores e suas entidades, e o poder público. Trata-se de uma atividade para integrar novos atores regionais e internacionais ao CICERO e ao Fórum de Desenvolvimento Regional, visando organizar rodadas de negócios, equipar as prefeituras com instrumentos para desenvolver o comércio exterior e as relações internacionais e ainda criar uma maior sinergia entre o setor produtivo, universidades e poder público.

De caráter regional e internacional, o II Seminário Internacional de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional é realizado em parceria com a área de Ciências Humanas da Universidade de Coimbra, Centro Paula Souza (Fatec São Roque, Osasco, Indaiatuba, Itu, Itaquera, Zona Leste e Cotia), Unesp-Campus de Franca, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Centro de Estudos de História da América Latina da PUC de São Paulo (CEHAL PUC-SP), Asociación de Historiadores Latinoamericanos y del Caribe (ADHILAC), CICERO, Secretaria de Comércio, Indústria e Abastecimento da Prefeitura de Osasco (SICA/PMO) e Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. Além disso, tem o apoio do Sebrae-diretoria Osasco, Ciesp-Castelo, Associação Comercial e Empresarial de Osasco e de São Roque.

Para mais informações Clique aqui.

Para se inscrever Clique aqui.

Serviço:
II Seminário Internacional de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional