O que é o SEI?
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos da administração pública.
O uso do SEI está amparado pelo DECRETO Nº 8.539, de 08 de outubro de 2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Na UNIFESP, o uso do SEI foi instituído pela Portaria nº 4340 de 31 de outubro de 2017.
O que tudo isto significa?
Isso quer dizer que os documentos produzidos e assinados eletronicamente por meio do SEI têm validade legal idêntica aos documentos assinados fisicamente.
Para quê serve o SEI?
O sistema permite iniciar processos, criar e editar documentos, anexar documentos externos e tramitar processos para múltiplas unidades. O uso do SEI tornou a tramitação de processos mais célere, pois agora todas as etapas independem do transporte da documentação e da assinatura física.
Além disso, o SEI garante e integridade e a segurança de seus dados por meio digital, permitindo que você faça pedidos válidos de qualquer lugar, sem a necessidade de se deslocar ao seu campus ou Unidade Acadêmica. A sua autoria será certificada por assinatura eletrônica, e você receberá cópia do processo e informações do andamento.
O estudante de graduação da UNIFESP pode utilizar o SEI para fazer requerimentos e abrir processos?
SIM! Desde em fevereiro de 2021 o módulo de Peticionamento Eletrônico do SEI entrou em funcionamento para os estudantes de graduação da UNIFESP!
Por meio do Peticionamento Eletrônico, o estudante de graduação cadastrado como Usuário Externo do SEI pode iniciar processos, preencher os formulários necessários, anexar documentos comprobatórios e acompanhar toda a tramitação de seu processo junto às instâncias de sua Unidade Acadêmica.
Os tipos de processos disponíveis para peticionar são:
-APROVEITAMENTO DE ESTUDOS DA GRADUAÇÃO
-ABERTURA DE PROCESSO ACADÊMICO
-CANCELAMENTO DE MATRÍCULA
-SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS ACADÊMICOS
Saiba mais sobre a finalidade de cada tipo de processo no menu Tipos de Processos e Formulários.
Como acessar o Peticionamento Eletrônico do SEI para submeter um requerimento?
Acessar o Peticionamento Eletrônico do SEI para fazer requerimentos diversos é muito fácil!
Primeiro, o estudante de graduação da UNIFESP deve realizar seu cadastro como usuário externo do SEI, neste link. (Atenção: estudantes da UNIFESP não precisam encaminhar documentos comprobatórios para a liberação do cadastro)
Depois, basta entrar em contato por e-mail com o setor responsável pela liberação do cadastro de Usuário Externo do SEI em seu campus/Unidade Acadêmica e pedir a liberação do cadastro de Usuário Externo. É importante informar seus dados estudantis nesta mensagem, como nome completo, n.º de matrícula e curso, para confirmação de seu vínculo institucional.
Com o cadastro liberado, é só acessar o sistema e iniciar o processo desejado. Lembre-se que o cadastro de Usuário Externo só precisa ser feito uma vez. Então, para as próximas solicitações, é só acessar o sistema com usuário e senha.
Após o acesso, a abertura de processos costuma ser simples! Mas, caso você tenha dúvidas sobre como acessar e usar o sistema, basta acessar o tutorial aqui!
Devo encaminhar formulários por e-mail para o campus?
Com o Peticionamento Eletrônico, o estudante não precisa mais encaminhar documentos por e-mail. A criação do processo, preenchimento de formulários e a junção de documentos comprobatórios são feitos pelo estudante pelo sistema de Peticionamento Eletrônico.
Outros usos do SEI - Assinatura em documentos criados por setores da UNIFESP
Além do módulo de Peticionamento Eletrônico, em que o processo é criado pelo próprio estudante, o SEI pode ser usado pelos estudantes para assinatura em processos e documentos criados por setores da UNIFESP. Nesses casos, os setores responsáveis pelos processos farão as orientações dos estudantes em relação a quais documentos devem ser assinados, prazo para assinatura, etc.
Este é o caso, por exemplo, da Colação de Grau Administrativa, em que o campus cria o processo de Colação de Grau e o estudante de graduação se cadastra como usuário externo para realizar a assinatura da ATA de Colação de Grau.
Também é o caso dos Procedimentos relacionados a Empresas Juniores.
Para esses tipos de uso, após a orientação do setor reponsável, basta o estudante solicitar o acesso ao usuário externo do SEI, neste link e conforme orientações constantes nos passos 1 a 4 do "Tutorial para peticionamento eletrônico pelo SEI" (Os passos 5 a 12 referem-se apenas ao peticionamento eletrônico e não são válidos para estes casos).
Após ter o acesso concedido, o estudante deverá acessar aquicom seu usuário e senha, clicar no ícone que representa uma "caneta" e digitar a mesma senha de acesso para realizar a assinatura do documento.
Vale lembrar que, uma vez criado o usuário externo, o mesmo valerá para os dois tipos de uso.