Ao peticionar qualquer tipo de processo, o estudante se declara ciente e de acordo com o disposto no decreto nº 8.539/2015.
(disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/decreto/d8539.htm)
Processo: APROVEITAMENTO DE ESTUDOS (formulário SA01)
Destina-se à solicitação de aproveitamento de estudos provenientes de outras instituições.
Devem ser observados os prazos estabelecidos em calendário acadêmico da graduação e normas específicas descritas no formulário SA01, de preechimento obrigatório ao peticionar.
Obrigatório apensar o Histórico Escolar e os Planos de Ensino das disciplinas cursadas, devidamente validados pela da Instituição de Origem.
Excepcionalmente, enquanto durar a suspensão de atividades presenciais, serão aceitos os documentos digitalizados. Instruções específicas sobre a guarda dos documentos originais constam no formulário. Vias originais devem ser mantidas pelo estudante até o final do curso e poderão ser solicitadas pela UNIFESP a qualquer tempo.
Observar os artigos 121 a 126 do Regimento Interno da Pró-Reitoria de Graduação, que versam sobre os procedimentos e orientações para requerimento de Aproveitamento de Estudos na UNIFESP.
Ver Calendário Acadêmico da Graduação
Veja aqui o Regimento Interno da Pró-reitoria de Graduação
Processo: ABERTURA DE PROCESSO ACADÊMICO (formulário SA02)
Este tipo de processo contempla diversas solicitações que dependem de análise e deliberação das instâncias oficiais da UNIFESP, ou seja, o requerido não é de aprovação automática.
As solicitações previstas inicialmente no formulário são:
- Exercícios Domiciliares (Art. 81 do Regimento Interno da Graduação)
- Extensão de Prazo para Integralização (Art. 120 do Regimento Interno da Graduação)
- Justificativa de Falta (Art. 79 do Regimento Interno da Graduação)
- Rematrícula Fora de Prazo (Resolução nº 124 do CONSU, de 12 de maio de 2016)
- Reversão de Cancelamento de Matrícula (Art. 113 e 114 do Regimento Interno da Graduação)
- Revisão de Nota (Art. 94 a 96 do Regimento Interno da Graduação)
- Trancamento Especial (Art. 118 do Regimento Interno da Graduação)
- Trancamento Regular de Matrícula - veteranos (Art. 115 a 117 do Regimento Interno da Graduação) - Apenas para solicitações dentro do prazo do calendário que, justificadamente, não conseguiram realizar o trancamento pelo sistema de rematrícula online. Obrigatório justificar e comprovar a motivação.
- Recurso de Processo em Andamento
Veja aqui o Regimento Interno da Pró-reitoria de Graduação
Veja aqui a Resolução n. 124 do Consu de 12 de maio de 2016
Processo: CANCELAMENTO DE MATRÍCULA (formulário SA03)
Destina-se à solicitação de cancelamento de matrícula (desistência do curso).
Ver artigos 113 e 114 do Regimento Interno da ProGrad
Processo: SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS ACADÊMICOS (formulário SA04)
Destina-se à solicitação dos seguintes documentos acadêmicos:
- Atestado de matrícula: atesta que o estudante está regularmente matriculado na UNIFESP e informa: dados pessoais, curso, ano de ingresso, termo ou série em curso, início e término do período letivo em curso, prazo mínimo e máximo para integralização, e dados oficiais do curso no MEC (como reconhecimento). Este atestado está disponível para impressão pelo estudante na INTRANET, com certificação digital, sendo amplamente aceito para diversas finalidades. Portanto, só deve ser solicitado à Secretaria Acadêmica de Graduação por meio deste formulário em casos específicos, mediante justificativa e comprovação da necessidade.
- Atestado de situação acadêmica: atesta a situação atual do estudante no curso, como por exemplo: trancado, desistente, em mobilidade acadêmica, etc.
- Conteúdo Programático: este documento informa o conteúdo programático das Unidades Curriculares cursadas com aprovação pelo estudante. Contém ementa, objetivos, conteúdo programático, forma de avaliação, metodologia e bibliografia. Pode ser solicitado o conteúdo programático de todas as Unidades Curriculares ou apenas de uma ou algumas UCs. Geralmente, é solicitado para aproveitamento dos estudos realizados na UNIFESP, quando o estudante irá ingressar em curso de graduação de outra instituição e necessita dessas informações certificadas. Quando apenas para consulta, utilizar versão WEB, disponível aqui.
- Histórico Acadêmico: informa todo o histórico do estudante no curso. Contém as Unidades Curriculares cursadas com as respectivas nota e frequência, o CR do termo ou série e o CR global. Deve ser solicitado à Secretaria Acadêmica por meio deste formulário apenas quando extremamente necessária a assinatura física (por exemplo, em casos de reconhecimento de firma). Para demais casos, utilizar o documento disponível na INTRANET, que contém certificação digital, por meio do qual a veracidade de todas as informações contidas no Histórico emitido pode ser conferida.
Para outros documentos, utilizar a opção "outros" e especificar a necessidade, para que a Secretaria Acadêmica da sua unidade verifique a viabilidade do atendimento da solicitação.