FAQs
Pergunta: Qual a periodicidade de cursos para os professores e tutores?
Resposta: Pretendemos ofertar cursos aos docentes, ao menos um a cada semestre.
Pergunta: A minha dúvida é quanto a contagem de dias letivos, se a parte feita em Moodle fica fora dessa contagem, pois pode ser feita a qualquer momento, inclusive à noite e finais de semana.
Resposta: A parte feita no moodle, se incluir atividades aos alunos, deve contar dentro da carga horária prevista para a disciplina. Se for um repositório de materiais de apoio para acesso dos alunos, referente a aula dada presencialmente, não acrescenta carga horária.
Pergunta: Como vamos lidar com o atendimento aos docentes, se a procura for elevada, lembrando que já lidamos com tantos outros fluxos de trabalho?
Resposta:Vamos tentar minimizar esta necessidade, a partir da criação de tutoriais de apoio e da oferta de cursos de formação continuada aos docentes, ok? Mas, haverá demandas de suporte aos docentes nos campus.
Pergunta: Eu gostaria de saber como funciona hoje o suporte ao Moodle da graduação e da pós, por exemplo, com quem podemos falar quando surgir uma dúvida ou problema que não conseguimos resolver aqui no campus.
Resposta do Antonio Aleixo (Tunico) : Até que toda a mudança seja realizada pelo GT-Moodle, será o mesmo contato que passei para você há alguns dias e que já nos correspondemos por ele e que compartilho a seguir para os demais colegas.
Dúvidas que os profissionais de TI não conseguirem solucionar com os docentes nos campi:
Pós-Graduação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pergunta: Qual sua opinião sobre o uso do Moodle como apoio ao ensino presencial na Unifesp e quais as vantagens, desvantagens e dificuldades que você pode visualizar com esse uso, tanto para os docentes como para os alunos?
Resposta de Danielle dos Santos Veloso da Costa: Eu acho que o moodle é uma ótima ferramenta para auxiliar as aulas presenciais, acredito que potencializa o aprendizado do aluno. A grande vantagem que eu vejo é a autonomia na aprendizagem, o aluno pode seguir o seu próprio ritmo, mas isto também implica em maior responsabilidade e necessidade de organização por parte do aluno. Outra vantabem é o uso do chat, alguns alunos talvez se sintam mais à vontade para participar e expressar idéias. Já a desvantagem eu acho que é a dificuldade de alguns professores no uso da tecnologia.
Pergunta: O que será feito com o conteúdo já postado no moodle antigo? Como já foi dito não será importado para o novo moodle por problema de incompatibilidade de versão, mas ficará disponível caso algum docente precise pegar algum conteúdo dos semestres passados?
Resposta:Sim, os docentes terão acesso aos seus cursos no moodle antigo para consulta dos materiais e importação de pdfs para seus computadores.
Pergunta: Qual a melhor forma de solicitação de espaços? Existindo mais de uma forma de solicitação, sendo as UC’s com cadastro automático, poderíamos usar um formulário de solicitação no próprio Moodle ou melhor cadastrarmos em um BD através de um Formulário em PHP?
Resposta:Pretende-se integrar mais um item no momento que o professor cadastra a sua disciplina no semestre, referente ao interesse em ter espaço virtual no moodle da graduação para a sua disciplina. Assim, a equipe de TI da ProGrad poderá criar o espaço no Moodle para a disciplina que solicitou.