Estúdio Multimeios

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13/06/2023

REGIMENTO

ESTÚDIO MULTIMEIOS

Do Estúdio

A Unifesp possui um Estúdio Audiovisual com serviços de Captação, Produção e Finalização Digital que engloba os processos de filmagem, produção e edição de vídeo para as ações de ensino, pesquisa e extensão, prioritariamente voltadas às atividades de educação a distância e comunicação institucional da Universidade e de sua Fundação de Apoio - FAP-Unifesp.

O Estúdio Multimeios da Unifesp está situado no 4º andar do Edifício da Reitoria, com um parque de equipamentos de um estúdio audiovisual, formatado para a produção de programas de divulgação institucional, gravação de aulas e à comunicação interna e externa, e seu Comitê Gestor é composto por representantes da Secretaria de Educação a Distância - SEAD, do Departamento de Comunicação Institucional - DCI e da Superintendência de Tecnologia da Informação - STI.

O estúdio conta com diversos equipamentos para a edição de vídeos e áudio, produção de vídeo-aulas e multimídia, produção de vídeos on-line e streaming de vídeo em tempo real. O Estúdio possui softwares de edição, para produção de animações, softwares de correção de cor e para pós-produção de captura e finalização dos recursos gravados e gerados em vídeo.

Além disso, o Estúdio possui diversos equipamentos para captação, finalização e renderização de vídeos, sendo também capacitado a gerar conversões entre os mais utilizados padrões de vídeos digitais e sistemas de mídias (áudio/vídeo) existentes.

Da Estrutura de funcionamento

O Estúdio é um espaço dedicado aos servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade que necessitam de um ambiente profissional preparado para a gravação de vídeos, com recursos para desenvolver atividades educacionais em vídeo de suas práticas didáticas, gravação de experimentos, divulgação científica e produção de vídeos para comunicação institucional, com a possibilidade de utilização de recursos de mídias digitais, tais como animações, gráficos e sistemas hipertextuais.

Os materiais, tais como os dados, informações didáticas, técnicas e científicas que serão captadas nos vídeos ou editadas e inseridas na pós-produção, ficarão a cargo dos próprios produtores dos conteúdos (docentes, técnicos-administrativos, discentes, colaboradores e equipe de comunicação) que solicitam e acompanham a produção. Ao Estúdio compete a execução técnica da produção audiovisual e/ou multimídia.

A grande parte das demandas pode ser realizada pela própria equipe do Estúdio, contudo, caso exista a necessidade de realização de produções com especificações técnicas que fogem das especificações do Estúdio, essas demandas deverão ser supridas pelos próprios produtores dos recursos dos vídeos.

Da utilização

As solicitações são restritas aos servidores da Unifesp em exercício, docentes e técnicos-administrativos, e devem ser encaminhadas por meio do Sistema Eletrônico de Informações - SEI, para ESTÚDIO MULTIMEIOS - REITORIA. Ao iniciar o processo no SEI, selecione a opção do tipo “SOLICITAÇÃO DE USO DO ESTÚDIO MULTIMEIOS”, conforme figura abaixo:



Regimento v02

Figura 1: Abertura de Processo SEI para utilização do Estúdio Multimeios

Para que os pedidos possam ser analisados pelo Comitê Gestor do Estúdio, inclua em seu processo SEI um ofício com a indicação de finalidade, descrição detalhada do roteiro, dados de contato, sugestões de dias e horários de disponibilidade do solicitante e colaboradores, e assinatura no SEI de ocupante de cargo assemelhado ou superior à chefia de departamento, que ateste sua ciência e concordância. Por ocasião do deferimento do pedido, os profissionais do Estúdio entrarão em contato com o solicitante para orientações de cunho técnico e agendamento do serviço, observando-se o planejamento das atividades previamente agendadas para outros solicitantes.

Ao Comitê Gestor do Estúdio fica reservado o direito de indeferir as solicitações que não atendam aos requisitos em sua totalidade, bem como não estejam em consonância às atividades de ensino, pesquisa, extensão e comunicação institucional da Universidade e de sua Fundação de Apoio.

Este regimento entra em vigor a partir de 01/03/2019.