Terça, 31 Março 2015 10:13

Reitora da Unifesp visita obra e possíveis terrenos para moradia estudantil do Campus Guarulhos

A entrega do prédio está prevista para o segundo semestre de 2015

Na manhã da última sexta-feira, dia 27 de março, a reitora Soraya Smaili e equipe, estiveram em visita técnica no canteiro de obras do Campus Guarulhos, Bairro dos Pimentas, para acompanhar a construção do novo prédio.

Mesmo com a falta de recursos no repasse federal, todos os esforços foram feitos para garantir que o cronograma permanecesse equilibrado, representando hoje 94,7% de execução concluída e caminha para os detalhes e testes finais.

O prédio tem 20,7 mil m², com 47 salas de aula, restaurante universitário, auditório, livraria universitária, biblioteca para 250 mil volumes, salas de informática, centro de memória, centro de línguas entre outros espaços para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

As obras tiveram início em setembro de 2013 e sua conclusão se efetivará em menos de dois anos. Paralelamente, há também a reforma dos espaços existentes, com a indicação de espaços de convivência e sedes definitivas das entidades estudantis.

A conclusão, fase de testes, compra e instalação de mobiliário e equipamentos acontecerá no segundo semestre de 2015. “Estamos esperançosos com esta infraestrutura que oferecerá aos nossos docentes, estudantes e técnicos administrativos um espaço adequado e de qualidade para o desempenho de suas atividades”, diz Soraya.

Aproveitando a ida à Guarulhos, o grupo pôde vistoriar terrenos, situados próximo ao campus, que poderão se tornar moradias estudantis. Esta iniciativa foi sinalizada no dia 23 de março, quando a Unifesp firmou um novo acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura da cidade, que preveem um Projeto de Lei para doação de terreno nas imediações da unidade dos Pimentas, no qual poderá ser construída uma Moradia Estudantil e a Declaração de Utilidade Pública de outros terrenos, situados próximos à universidade.

A ProPlan e PRAE já realizaram concursos de projeto, junto com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IABsp), para os campi Osasco e São José dos Campos (link). Guarulhos deverá estar entres os próximos a realizar o projeto das moradias.

Confira projetos de moradia dos outros campi da Unifesp: http://www.unifesp.br/reitoria/proplan/publicacoes/publicacoes/noticias/130-unifesp-divulga-os-pre-classificados-do-concurso-publico-nacional-de-arquitetura-moradia-estudantil

Lido 12114 vezes Última modificação em Quarta, 14 Outubro 2015 14:28