Quinta, 10 Março 2016 16:37

Reitora participa de atividades promovidas pelo ICT-Unifesp

Além da congregação, Soraya conversou com os estudantes e esteve presente na inauguração do Espaço +Cor

Por Mariane Santos

foto portal f2

Soraya Smaili esteve na unidade Parque Tecnológico do Campus São José dos Campos nesta terça-feira (8/3) e participou de diversas atividades locais com a comunidade acadêmica. Os trabalhos iniciaram com a participação na congregação, juntamente com os diretores acadêmicos, Luiz Leduíno de Salles Neto e Claudia Campos, onde ela teve a oportunidade de comunicar a todos os presentes informes administrativos como sobre a situação do orçamento de custeio 2015 e 2016, que se encontra com as notas em dia, sobre a pactuação de novas vagas de técnicos administrativos e o sobre Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que está em fase de finalização do recebimento das propostas.

Sobre infraestrutura, Soraya atualizou informações sobre a situação da obra da Cidade Jardim, que está com o projeto executivo em fase de iniciação, processo de licitação aberto e enviado à Procuradoria Federal e que a obra será por Regime Diferenciado de Contratações (RDC). Também informou que as mesas técnicas da Pró-Reitoria de Planejamento estão tratando das melhorias no reagentário e da Casa do Estudante, além da definição de novas estruturas como a inclusão de moradias para o benefício dos estudantes daquele campus.

Ela ainda tratou de temas relacionados ao ensino, pesquisa e extensão e estruturas e processos em desenvolvimento entre o campus e a reitoria. A reitora ressaltou também as 12 vagas disponíveis para docentes destinadas ao ICT. Os presentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e fazer sugestões à reitora, que respondeu a todos e levará os temas às instâncias representativas dentro da universidade.

Marco Antonio Raupp, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e atual diretor do Parque Tecnológico, fez uma intervenção ao final da congregação ressaltando a importância da universidade na cidade. “O parque se preocupa bastante com a questão da residência estudantil. Temos iniciativas quanto a isso e nós queremos contribuir, nós queremos que a universidade se desenvolva plenamente aqui. Eu me proponho a ir atrás de financiadores para esses projetos”.

Soraya agradeceu o espaço, que trata de uma rodada de congregações que são realizadas durante os três anos de gestão. “O objetivo é trazer essas questões específicas e sempre apresentar um retorno, uma devolutiva para a comunidade”.

Reunião com os estudantes

Vinícius Nunes Moura estudante e diretor do Centro Acadêmico do ICT apresentou à reitora as principais reivindicações dos estudantes do instituto. São elas: transporte adequado à comunidade acadêmica, a necessidade de uma casa do aluno, rede WiFi disponível em todos os ambientes, funcionamento da biblioteca, reforma das estruturas da quadra, necessidade de técnicos administrativos nos laboratórios e moradia estudantil.

A reitora respondeu a todos os tópicos abordados, como o tratamento do transporte diretamente com o prefeito da cidade. Já para as outras questões, serão tomadas algumas iniciativas para suprir as demandas apresentadas. “O diálogo é fundamental, é parte da nossa ação. Temos um grande patrimônio e temos de zelar e desejar qualidade“, disse Soraya finalizando a conversa com os alunos.

No final da tarde, a agenda da reitora contou com a inauguração do Espaço +Cor, local reservado para exposições de obras de artes visuais destinado a comunidade Unifesp e joseense, em especial aos discentes e a comunidade do entorno do campus, localizado no piso térreo da unidade Parque Tecnológico, e a visita ao Hospital da Mulher, que contou com a presença de Carlinhos Almeida, prefeito de São José dos Campos.

Lido 8028 vezes Última modificação em Quinta, 23 Novembro 2017 14:39